Metas de descarbonização em SP são audaciosas e difíceis de serem cumpridas

O Estado de S. Paulo/Mobilidade

 

A cidade de São Paulo tem uma meta de descarbonização ambiciosa e, de acordo com a Prefeitura, está mantida para 2024: substituir de 20% da frota de ônibus (equivalente a 2.600 unidades) por modelos movidos a energia limpa, com os veículos sendo entregues de acordo com a capacidade produtiva dos fabricantes. Até o momento, a cidade contabiliza 285 veículos elétricos em circulação.

 

Para avançar no processo de eletrificação, o órgão propôs um novo modelo de remuneração aos operadores, mas, mesmo assim, a possibilidade dessa entrega é baixa, considerando-se os vários desafios — entre eles o alto valor do investimento a ser realizado. “A aquisição de um ônibus elétrico pode ser duas ou três vezes mais custosa do que a de um ônibus a diesel”, explica Carolina Guimarães, coordenadora adjunta do Núcleo Mobilidade Urbana do Laboratório Arq. Futuro de Cidades do Insper.

 

Para isso, a Prefeitura da capital paulista buscou financiamento em bancos de fomento nacionais e internacionais a um custo financeiro mais baixo para viabilizar a operação e a transição energética. “Nesse novo modelo de subvenção, a operadora continua à frente da negociação com as fornecedoras, tanto de chassis como de carrocerias e transfere para a Prefeitura a responsabilidade arcar com a diferença entre o preço de um veículo a diesel e um elétrico”, diz Carolina.

 

No entanto, de acordo com a especialista, entre os principais entraves estão a complexidade natural do processo de liberação de recursos em instituições multilaterais, a própria capacidade da indústria nacional em atender a demanda por novos ônibus e a dificuldade em adaptar a rede de fornecimento de energia elétrica à nova demanda de consumo das garagens. Sobre este último item, a SPTrans informa que “segue trabalhando junto a todos os envolvidos para a conclusão da implantação da infraestrutura necessária para a eletrificação da frota, entre eles a Enel”.

 

Melhoria do serviço

 

Além disso, acelerar o processo de descarbonização engloba fortalecer a qualidade e a acessibilidade do serviço, trazendo mais passageiros para o sistema. No entanto, esse é outro fator que envolve uma ampla adesão da sociedade civil e da política na agenda da mobilidade elétrica com foco no transporte público, com mais benefícios para a sociedade. “Melhoria da qualidade do ar e redução de ruído, por exemplo, precisam entrar como benefícios e menos custos com problemas respiratórios”, explica Carolina. “São ganhos ainda não contabilizados no modelo econômico-financeiro.”

 

A coordenadora do Insper explica também ser preciso oferecer energia mais barata para o recarregamento desses veículos, além de estruturar e incentivar a cadeia de produção. “Equilibrar o barateamento do ônibus com garantia de geração de empregos e tecnologia no Brasil, treinamento de motoristas, mecânicos e outros profissionais das garagens para se obter o máximo da capacidade das baterias, além da adaptação às características próprias da operação e manutenção dos ônibus elétricos”, acrescenta.

 

Em 2021, a SPTrans elaborou, com participação do Corpo de Bombeiros, fabricantes de ônibus e as operadoras concessionárias, um manual de treinamento para atendimento básico em situações emergenciais para a operação dos ônibus elétricos na cidade. De acordo com a companhia, todos os motoristas que conduzem ônibus a diesel já passam por treinamento sobre os veículos a tração elétrica antes mesmo de começarem a trabalhar com os novos modelos.

 

R$ 6 bilhões

 

A Prefeitura de São Paulo planeja obter, via operações de crédito, cerca de R$ 6 bilhões para viabilizar a aquisição de ônibus elétricos e modernização da frota municipal (confira detalhes no quadro à esq.). Os recursos captados serão utilizados para subvencionar parte do custo do ônibus elétrico, no montante equivalente à diferença dos preços de referência dos ônibus a diesel e dos elétricos.

 

A parcela do investimento subvencionada não é considerada como investimento das concessionárias, sendo, portanto, descontada para fins de remuneração das mesmas — o que resulta em economia para a Prefeitura com a operação. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade/Patrícia Rodrigues)