Frota & Cia
Líder histórica no segmento de chassis para ônibus, a Mercedes-Benz ampliou ainda mais o seu domínio nesse mercado, ao saltar de uma participação de 47% para quase 55% no biênio 2022/2023. É a melhor marca alcançada pela montadora desde 20216, ano em que registrou 58% de market share.
Os números levam em conta os volumes de licenciamentos apontados no Renavam relativos ao ano passado, informados pela Fenabrave/Anfavea. Os mesmos que servem de base para indicação dos ganhadores do Prêmio Lótus Campeão de Vendas 2024, de Frota&Cia.
Não sem motivo, a Mercedes-Benz foi reconhecida nas três categorias da premiação relativas ao mercado de ônibus. Primeiro como “Marca de Chassi de Ônibus”, pela liderança alcançada no mercado nacional e, também, de “Marca de Chassi Urbano” e “Marca de Chassi Rodoviário”, pela supremacia reafirmada nesses dois segmentos.
“Como o Prêmio Lótus se baseia em dados de emplacamentos, esta conquista reafirma a liderança destacada e histórica da nossa marca no segmento de ônibus no Brasil”, comemora Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Atributos do produto
Na visão do executivo, a preferência dos clientes pelos chassis de ônibus da marca, tanto para o transporte urbano como rodoviário, fretamento e turismo, é resultado de inúmeros atributos. Entre eles, ele destaca a alta performance do produto, o baixo consumo de combustível, o excelente custo operacional, a ampla disponibilidade e confiabilidade nas mais variadas demandas do transporte de passageiros. “Sem contar o alto valor de revenda e uma de Rede de Concessionários dedicada, onde o cliente tem facilidade para encontrar peças de reposição e um amplo portfólio de serviços, com mão de obra especializada”.
O feito, contudo, não se restringiu aos chassis de ônibus. A Mercedes-Benz também foi destaque no mercado de caminhões, evidenciado por outras quatro certificações atribuídas à marca pelo Prêmio Lótus 2024.
A fabricante alemã leva para casa o título de “Marca de Caminhão Leve”, pela liderança reafirmada no segmento pelo quinto ano seguido. E três modelos da marca alcançaram o topo do ranking em suas categorias. O Accelo 1016 foi eleito como “Caminhão Leve do Ano”, assim como o Atego 1719 foi recordista na categoria “Caminhão Semipesado 4×2” e o Atego 2730 como “Caminhão Pesado até 400 cavalos”.
Ouvir os clientes
Para Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, o reconhecimento comprova o seu esforço da marca em ouvir os clientes e oferecer soluções que atendam às mais diferentes demandas de transporte.
No caso do Accelo e do Atego, as razões da preferência estão associadas a uma mescla de fatores, ressalta Ferrarez. “A família Accelo é reconhecida por sua robustez e versatilidade e por outros atributos do modelo como a cabine estendida, banco com suspensão a ar e câmbio automatizado” Já em relação ao Atego, o vice-presidente da Mercedes-Benz lembra que a linha atende às mais variadas aplicações no mercado brasileiro. “Para se ter uma ideia, o modelo cumpre sua função de caminhão urbano com o Atego 1719, assim como a função fora de estrada com o Atego 2730, com toda a sua robustez e eficiência”. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)