Motor 1
Após anos de espera envolvendo rumores de sua produção, a Toyota Hiace começou a ser feita na Argentina, na mesma linha de montagem que a Hilux e o SW4. A van é o terceiro veículo feito no complexo em Zárate, porém com a maior parte de suas peças importadas, apenas montando o veículo no país. Inicialmente, será vendida apenas na Argentina, mas a Toyota diz que o próximo passo é a exportação para toda a América Latina.
A Toyota estudava a produção da Hiace há anos e acabou decidindo pela produção usando kits importados após a Argentina criar regras, que permitiram o uso dessa modalidade no país. Mesmo que não seja totalmente produzida na Argentina, a fabricante investiu US$ 50 milhões (R$ 248.,6 milhões) para preparar o complexo, além dos fornecedores, usando 13 empresas argentinas e 97 brasileiras.
De acordo com a empresa, a produção começará nas versões Van L2H2 de carga, com 9,3 m³ de capacidade; e Commuter, com espaço para 13 pessoas. O furgão já era vendido na Argentina nas versões Van L1H1 (6,2 m³ de carga) e Wagon (10 assentos), que seguirão a ser importadas do Japão. No Brasil, a Hiace ficou disponível no serviço da assinatura da marca por um tempo limitado, na versão de passageiros, com seis assentos. Na época, a empresa dizia que optou por disponibilizar a van para assinatura para testar a avaliação do veículo.
A capacidade inicial de produção será de aproximadamente 4 mil unidades no primeiro ano, com a meta de chegar a 10 mil unidades anuais no futuro. Durante a apresentação, a Toyota teria dito que o novo prédio em Zárate tem “um design modular que pode contemplar uma eventual expansão para projetos futuros da Toyota em sua propriedade industrial.”
A Hiace foi escolhida por compartilhar diversos componentes com a Hilux e o SW4, permitindo o uso dos mesmos fornecedores para peças feitas localmente, incluindo o motor 2.8 turbodiesel, a suspensão traseira e a transmissão automática de seis marchas. Uma das diferenças na mecânica é que o propulsor entrega somente 163 cv na Hiace Commuter e 177 cv na versão Van, contra os 224 cv da picape média e do SUV. (Motor 1/Nicolas Tavares)