Motor 1
Há tempos apareceram indicações de que a Toyota planeja entrar no segmento das picapes intermediárias, enfrentando modelos como Fiat Toro, Chevrolet Montana e Renault Oroch. Aparentemente, isso vai mesmo acontecer. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região revelou à agência Auto Data que existe uma negociação para produzir a caminhonete no complexo paulista após a introdução do inédito Yaris Cross, previsto para iniciar a produção no final de 2024.
O sindicato afirma que esta picape anti-Toro da Toyota virá já com motor híbrido, seguindo a proposta da empresa de que todos os seus novos lançamentos em qualquer mercado teriam uma opção eletrificada. Seria uma boa forma de diferenciá-la no segmento, já que ainda não existe uma versão híbrida – a Stellantis prometeu começar a eletrificar seus veículos nacionais, porém não se sabe exatamente como e com qual tecnologia, podendo ser desde de híbrido-leve até plug-in.
Outra informação revelada pelo sindicato é que essa picape só chegaria após 2027, por conta do tempo necessário para preparar a linha de montagem. Hoje a Toyota já está no meio de um ciclo de investimento, que dará origem tanto ao Yaris Cross quanto à reestilização do Corolla Cross, então um novo aporte só seria anunciado após a estreia do SUV compacto. O assunto ainda está em discussão dentro da fabricante, que realiza reuniões com o sindicato para discutir os futuros investimentos. Oficialmente, a Toyota diz que não discute planos futuros, mas reafirma o compromisso de investir no Brasil.
O comitê sindical ainda aponta que Sorocaba é a única escolha para a Toyota, por ter recebido todas as melhorias para produzir os carros mais atuais da marca. Marcelo Silva, dirigente sindical, afirma que o complexo poderia fazer até mesmo a Hilux se fosse necessário – a picape é feita na Argentina e usa uma plataforma totalmente diferente do Yaris e Corolla Cross feitos no complexo paulista. É uma má notícia para Indaiatuba (SP), a outra fábrica da Toyota que produz somente o Corolla na versão sedã.
A ideia de uma picape intermediária é bem conhecida. Os últimos rumores apontam que seria feita com a plataforma TNGA-C e seria baseada na próxima geração do Corolla, como revela o site Automotive News. Seria uma projeto global e, assim como o sindicato brasileiro disso, está previsto para 2027 ou depois. A ligação com o Corolla seria a identidade visual mais parecida e uso da mesma arquitetura, com a picape em si sendo bem diferente estruturalmente. Também aproveitaria uma nova geração do sistema híbrido.
No Salão de Tóquio (Japão) do ano passado, a Toyota mostrou o EPU Concept, que adiantava uma possível picape interemediária monobloco. Na ocasião, a fabricante apontava como uma caminhonete para quem procura a utilidade de uma picape mas sem ser grande e off-road como os modelos maiores. Porém, não dizia se o carro seria produzido. Alguns executivos comentaram que estavam lutando para conseguir aprovar o projeto.
Se ficar para 2027, a Toyota pode ter problemas para emplacar uma picape neste segmento. Ainda é uma categoria pouco disputada, com a Fiat Toro dominando, mesmo apesar da idade. A Renault Oroch ainda não tem vendas expressivas e a Chevrolet Montana ainda está tentando conquistar mais clientes. Recentemente, a Stellantis apostou em um segundo modelo deste tipo com a Ram Rampage como uma opção mais “premium”. Só que ainda veremos a Volkswagen apostar na tão esperada Tarok, que será produzida em São José dos Pinhais (PR) e a própria Fiat Toro pode receber novidades até que a picape do Corolla chegue ao mercado. (Motor 1/Nicolas Tavares)