Pela 18ª vez, Agrale leva o título de Marca de Chassis de Microônibus do Prêmio Lótus

Frota & Cia

 

Terceira colocada no ranking de fabricantes de chassis de ônibus, a Agrale manteve a tradição em 2023, ao se posicionar em primeiro lugar no segmento de plataformas para microônibus. O desempenho comercial da fabricante gaúcha mais do que dobrou em relação ao ano anterior. Foram 2.736 chassis licenciados no ano, ante 1.231 unidades de 2022, evidenciando um crescimento de 122,26%.

 

Com isso, a participação de mercado da marca saltou de 40% para 51% no segmento de micro-ônibus, Graças à bem sucedida parceria que a empresa mantém com a Marcopolo, como fornecedora de chassis para a unidade de negócios Volare. A segunda montadora que mais se destacou no segmento foi a Mercedes-Benz, que registrou um aumento de 1.131 para 1.494 chassis licenciados no biênio, correspondendo a uma alta de 32,10%. O feito da Agrale ganhou mais uma vez o reconhecimento público, ao conquistar pelo 16º ano seguido o Prêmio Lótus – Campeão de Vendas 2024, de Frota&Cia, pela liderança reafirmada naquele mercado.

 

Prova de excelência

 

“Alcançar o título de ‘Marca de Chassi de Micro-ônibus’ pelo Prêmio Lótus Campeão de Vendas é uma conquista significativa para a Agrale. Receber esse reconhecimento, efetuado com total isenção e imparcialidade pela revista Frota&Cia, destaca e comprova a excelência da empresa em termos qualidade de produtos e aceitação no mercado”, destaca Edson Ares Sixto Martins, diretor de Vendas da empresa.

 

O executivo lembra que a marca oferece uma diversidade de soluções exclusivas, com modelos de 9 a 17 toneladas e plataformas que visam o aproveitamento e a maximização do espaço no salão de passageiros. São soluções que atendem aos mercados urbano, de fretamento, turismo e escolar rural. Sem contar os chassis dedicados a nichos específicos, como é o caso das versões 4×4, piso baixo (low-entry) e movidos à GNV/Biometano. “Vale também destacar o Programa Caminho da Escola, que contribuiu para a performance da marca e da indústria como um todo”, explica Martins.

 

Em 2023, os licenciamentos de chassis de ônibus no mercado brasileiro totalizaram exatas 20.435 unidades; evolução de 18,47% frente aos números de 2022. O segmento de micro-ônibus foi o segundo mais importante no ranking por categoria, perdendo somente para o mercado de urbanos. Os emplacamentos de micros evoluíram de 3 mil para 5,3 mil unidades, sinalizando mais de 76% de crescimento. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)