Motor 1
A Itália e a Alemanha estão trabalhando juntas novamente para projetar os carros de amanhã. O nome do novo designer da Audi foi anunciado hoje, responsável pela divisão a partir de 1º de junho de 2024. Ele é Massimo Frascella, que acaba de se demitir do centro de estilo da Jaguar Land Rover, que dirigia há anos, pronto para assumir o lugar de Marc Lichte, que assumirá uma nova função no Grupo.
Assim, um designer italiano está retornando a Ingolstadt depois de Walter de Silva, que liderou o design da Audi entre 2002 e 2007, para depois tornar-se o número um do Grupo Volkswagen até 2015.
Nascido em Massa Carrara em 1970, Frascella se formou no Iaad (Instituto de Arte Aplicada e Design) em Turim com especialização em “Design de transporte” em 1997. Ele entrou para o Centro de Estilo Bertone em 2001 e depois foi para a Ford, antes de entrar para a Kia em 2005. Em 2011, ele foi para o Grupo Jaguar Land Rover, onde se tornou designer-chefe.
Sob sua orientação, nasceram as inovações mais recentes da fabricante britânica, como as novas gerações do Land Rover Defender, Discovery e a família Range Rover (Classic, Sport, Evoque e Velar). Modelos unidos por linhas sinuosas e simples, seguindo a filosofia de Frascella: “A simplicidade é a base da minha abordagem no design, baseada em projetos sem elementos supérfluos e que não seguem tendências. É por isso que nos basearemos em estilos refinados e atemporais”.
O designer italiano será, portanto, chamado para projetar os próximos modelos da Audi, que – de acordo com o CEO da empresa Gernot Döllner – terão de tornar o lema “vorsprung durch technik” (na vanguarda da tecnologia) imediatamente perceptível. Carros que farão uso cada vez maior da eletricidade e que serão sempre de alta tecnologia no futuro.
Como mencionado, Frascella sucede a Marc Lichte, chefe de design da Audi desde 2014 e “pai” de muitos modelos lançados pela empresa nos últimos 10 anos. Entre suas últimas criações estarão o Q6 e-tron, antecipado por alguns teasers há algum tempo e com estreia prevista para 2024, e o A6 e-tron. (Motor 1/Massimo Grassi, traduzido por Nicolas Tavares)