Frota & Cia
Nem mesmo o recuo no volume de licenciamentos das furgonetas de carga em 2023, da ordem de 16,5% na comparação com o ano anterior, abalou o avanço do Fiat Fiorino nesse mercado. O market share do modelo nesse segmento saltou de quase 70% para quase 83% no biênio avaliado, enquanto os emplacamentos alcançaram a marca de 21,8 mil unidades licenciadas no mercado interno.
Com isso, o Fiat Fiorino conquistou pela 29ª vez consecutiva o Prêmio Lótus Campeão de Vendas 2024, de Frota&Cia. E assegurou a fama de veículo mais vitorioso em toda a história da premiação e, também, o mais longevo em produção no mercado brasileiro.
“Conquistar por quase 30 anos o prêmio de Furgoneta de Carga da revista Frota&Cia é um grande orgulho para a Fiat, já que se trata de um troféu baseado em nossos resultados comerciais reais e na aceitação e reconhecimento de nossos clientes também”, exalta Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.
Liderança com folga
O bom desempenho do modelo garantiu à Fiat a liderança folgada no mercado de veículos utilitários, com mais de 42% de participação, mais que o dobro da segunda colocada no ranking de fabricantes do segmento – a Renault – que encerrou o ano com 17% de Market share, seguida da Mercedes-Benz com 14%. No caso particular do segmento de furgonetas de carga, o representante da Fiat superou com folga o Peugeot Partner e o Citroen Jumpy, ambos fabricados pela Stellantis, que também controla a Fiat.
De acordo com o vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul, o Fiat Fiorino tem a tradição de mais de 40 anos no mercado e se tornou uma referência entre os veículos comerciais leves. “Acreditamos que seu sucesso seja devido à entrega de uma experiência positiva aos proprietários que confiam no modelo, desenvolvido para encarar qualquer tipo de trabalho”.
O executivo destaca, ainda, que o modelo nunca parou de evoluir, sempre buscando se adaptar às necessidades dos clientes, oferecendo baixo consumo e conveniência com serviços na rede de concessionárias, que garantem toda a segurança para quem precisa do veículo para o uso profissional. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)