Volkswagen comemora a conquista do Prêmio Lótus 2024 em seis categorias

Frota & Cia

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) reafirmou sua liderança no mercado brasileiro de caminhões, ao conquistar pelo terceiro ano seguido o título de Marca de Caminhão do Ano, outorgado pelo Prêmio Lótus Campeão de Vendas 2024.  A certificação levou em conta os mais de 27 mil caminhões fabricados pela montadora no ano passado, apontados no Renavam, que resultaram em uma participação de mercado de exatos 25%, a maior entre todos os fabricantes. Além dessa conquista, a VWCO foi reconhecida em outras cinco categorias da premiação, pelo bom desempenho nos segmentos de caminhões médios e semipesados da marca.

 

De acordo com Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas e Marketing e Serviços da VWCO, esse reconhecimento público traduz a preferência do mercado, motivo pelo qual a empresa retribui a confiança e lealdade dos clientes oferecendo ainda mais vantagens. “Com o fechamento de 2023, comemoramos 20 anos de liderança de vendas no mercado de caminhões. Por isso, é uma grande honra iniciar o ano com seis novos troféus do Prêmio Lótus, para coroar essa conquista”, destaca.

 

No ranking por fabricante, a montadora instalada em Resende superou com folga a arquirrival Mercedes-Benz que encerrou o ano com 21% de market share, bem com os demais fabricantes que concorrem no mercado de caminhões. Em 2023, os licenciamentos de caminhões totalizaram 108 mil unidades, queda de 14,5% na comparação com o ano anterior, como resultado da introdução da norma Proconve P-8, equivalente ao Euro 6, que provocou uma antecipação de compras dos modelos Euro 5.

 

Liderança nos médios e semipesados

 

Já na disputa por categoria de peso, a Volkswagen mostrou seu domínio no segmento de caminhões semipesados pelo 17º ano consecutivo. Além da maior presença neste segmento (43,26%), com 12.473 emplacamentos, a VWCO colocou no topo do pódio dois representantes da marca, pelo quarto ano seguido. O VW Constellation 24.280 foi eleito como Caminhão Semipesado 6×2, enquanto o VW Constellation 26.280 levou o título de Caminhão Semipesado 6×4. A marca ocupa os três primeiros lugares do ranking de veículos 6×2 com 34% de participação.

 

“Historicamente também nos destacamos com os mais vendidos entre os semipesados. Nosso conceito sob medida é o que prevalece, com a configuração exata que o cliente requer. O Constellation 24.280 lidera o segmento desde seus antecessores, como o 24.250. Esse acerto na estratégia da VWCO para o segmento de semipesados se consolidou ano passado mais uma vez com o 24.280, entre os 6×2 e o Constellation 26.280 nos 6×4. E estamos confiantes que seguiremos com esse desempenho em suas novas versões Euro 6”, assegura Ricardo Alouche.

 

Coleção de troféus

 

Além dos semipesados, a marca liderou o segmento de médios pelo 8º seguido e agora soma 22 Prêmio Lótus na categoria desde 1.999. Sua participação de mercado, no entanto, vem acusando recuo nos últimos anos, passando de 75,31% em 2021 para 73,56% em 2022 e, agora, soma 69,68%.

 

Outro destaque da premiação, voltado para o segmento urbano do transporte de cargas, foi o modelo Delivery 11.180, que arrematou o certificado de Caminhão Médio do Prêmio Lótus 2024, pelo sexto ano consecutivo. “O Delivery 11.180 está há anos como o modelo mais vendido na categoria de médios e se manteve em 2023 com suas versões Euro 5 e Euro 6. A geração mais nova de nossos caminhões se diferencia ainda por entregar mais eficiência, conforto, segurança e tecnologia. O modelo tem grande flexibilidade em aplicações, atende às normas de restrição de circulação e pode rodar sem restrições nas grandes capitais brasileiras”. (Frota & Cia/Augusto Ferraz)