Motor 1
Junto com o Série 4, o BMW M4 também passa por uma leve mudança visual. Para a alegria dos fãs, o esportivo ficou ainda mais potente e sua produção começa em março. A má notícia é que não há previsão da chegada do M4 ao Brasil, deixando esse espaço exclusivo ao M3 por aqui. E sim, a grande e polêmica grade segue.
As mudanças visuais são leves. Estão limitadas a parte interna da grade duplo-rim com estilo mais horizontal, a quem se juntam as saias laterais alargadas em preto brilhante e apliques na dianteira e traseira. O teto é feito em fibra de carbono com reforço plástico (CRFP) como item de série no M4 Coupé.
O motor de seis cilindros em linha com tecnologia M TwinPower Turbo será oferecido em três níveis de potência. Como antes, o BMW M4 Coupé começará com a versão de 480 cv com transmissão manual de 6 velocidades. O motor do BMW M4 Competition Coupé gera uma potência máxima de 510 cv e entrega sua potência por meio de uma transmissão M Steptronic de 8 velocidades com Drivelogic. Nas variantes dos Coupé e Conversível com tração integral, essa transmissão, juntamente com o M xDrive, fornecerá 530 cv.
A tecnologia M TwinPower Turbo compreende dois turbocompressores mono-scroll, cada um dos quais fornece ar comprimido a três cilindros. O resfriamento indireto do ar fornecido por um circuito de baixa temperatura e compressores específicos otimizam a potência de saída da unidade. Além disso, o pacote de tecnologia inclui injeção direta de gasolina High Precision Injection operando a uma pressão máxima de 350 bar, controle de válvulas variável VALVETRONIC e ajuste de eixo de comando de válvulas continuamente variável Doppel-VANOS.
A versão do motor de seis cilindros em linha usado no novo BMW M4 Competition Coupé com M xDrive e no novo M4 Competition Convertible com M xDrive mobiliza uma potência de pico aumentada de 510 cv para 530 cv, que é alcançada a uma rotação do motor de 6.250 rpm. A unidade de acionamento mais desenvolvida fornece seu torque máximo de 66,3 kgfm em uma faixa de rotação estendida entre 2.750 e 5.730 rpm. Essa potência adicional é obtida com a modificação da unidade de controle do motor.
Enquanto o novo M4 Competition Coupé com M xDrive acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, o novo M4 Competition Convertible com M xDrive precisa de 3,7 segundos para o sprint. Todas as variantes do modelo atingem uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h como padrão. Esse valor pode ser aumentado para 280 km/h (BMW M4 Competition Convertible com M xDrive) ou 290 km/h com o Pacote M Driver opcional.
Um novo design dos faróis dá à frente do M4 Coupé e do M4 Convertible um toque moderno. O interior dos faróis de LED agora tem uma estrutura particularmente diferente, com o farol baixo e o farol alto sendo gerados a partir de um único módulo de LED. Duas unidades de LED verticais e ligeiramente em forma de seta assumem as funções das luzes de posição e de circulação diurna, bem como dos indicadores de direção.
Os faróis de LED adaptativos com farol alto matricial estão disponíveis como opcional. Eles são reconhecidos por inserções azuis e têm uma função de luz urbana e luz de curva. As luzes M Shadow Line com detalhes escuros no interior também são oferecidas em conjunto com os faróis de LED adaptativos.
Após o facelift do M4 (ou melhor, um backlift nesse caso), as lanternas com tecnologia a laser estão disponíveis. Dentro delas, os diodos a laser geram uma iluminação uniforme dos feixes de fibra de vidro, cujos gráficos de luz tridimensionais em filigrana complementam a luz traseira. A versão específica do modelo desse inovador show de luzes utiliza uma tecnologia que foi apresentada pela primeira vez na edição especial de alto desempenho do BMW M4 CSL, que é limitada a 1.000 unidades.
As demais atualizações são muito sutis. Outros detalhes de elegância de alta qualidade são definidos com um redesenho em torno do logotipo da BMW e do logotipo M na traseira dos modelos Competition. A base do logotipo da BMW agora é em preto de alto brilho. O emblema da marca BMW M GmbH na porta traseira agora tem um contorno prateado.
Os gráficos de design M opcionais para o capô e a porta traseira são exclusivas para as variantes do novo BMW M4 Coupé para individualizar a aparência externa. Esse acabamento de pintura contrastante enfatiza as características de carro esportivo e está disponível em preto de alto brilho ou vermelho de alto brilho. Em conjunto com o teto de aço opcional, que está disponível sem custo adicional e inclui um teto-solar de vidro operado eletricamente, um destaque adicional de design é adicionado: a parte da chapa metálica do teto é pintada em preto de alto brilho em vez da cor do carro.
No interior, há novos volantes e controles, bem como, de acordo com a BMW, materiais de alta qualidade para o painel de instrumentos e o acabamento interno. O redesenho do volante de couro M com botões multifuncionais, dois botões M e shift paddles nos modelos Competition inclui um volante achatado na parte inferior e raios precisamente modificados. Uma marca central vermelha na posição das doze horas destaca a orientação esportiva. Um volante M Alcantara com o mesmo design e gama de funções também está disponível como opcional pela primeira vez. Uma função de aquecimento também é oferecida como opcional para ambas as versões de volante.
O design do painel específico do M também inclui o controle no console central. Juntamente com a alavanca de câmbio ou seletor de marchas, o botão vermelho start/stop e o BMW iDrive Controller, o botão de configuração e o botão M Mode também estão localizados ali. Eles podem ser usados para configurar os ajustes individuais do veículo e ativar uma série de funções para os displays do cockpit e sistemas de assistência ao motorista que são personalizados para a respectiva situação de condução.
As faixas de acabamento interno na área do painel de instrumentos, no painel de controle e na tampa do porta-copos agora têm acabamento em Dark Graphite fosco como padrão. O novo BMW M4 Coupé e o novo BMW M4 Convertible estão disponíveis opcionalmente com faixas de acabamento interno em Aluminium Rhombicle antracite, bem como na nova variante Aluminium Fine Finish. O painel de instrumentos Sensatec opcional agora tem uma estrutura de superfície mais refinada.
Como nos Série 3 e 4, o interior será ainda mais digital no futuro. Os displays específicos do M no BMW Curved Display de alta resolução, que é inclinado para o motorista, ajudam o motorista a se concentrar no que está acontecendo na estrada. O sistema de exibição totalmente digital consiste em um Information Display de 12,3 polegadas atrás do volante e um Control Display com uma diagonal de tela de 14,9 polegadas.
O novo iDrive, que também inclui o Assistente Pessoal Inteligente da BMW e, portanto, é especificamente voltado para o controle por toque e voz, agora é baseado no Sistema Operacional BMW 8.5. Isso adiciona uma nova forma de operação para o sistema de ar-condicionado automático de 3 zonas aos gráficos específicos do M e exibe o conteúdo nos monitores de informações e de controle.
A seleção da temperatura, a intensidade da ventilação, o aquecimento dos bancos e, com o equipamento adequado, o aquecimento do volante agora podem ser controlados por função de toque por meio de um item de menu especial na área inferior do Painel de Controle ou por comando de voz.
O progresso renovado na área de operação digital é acompanhado por uma redução adicional no número de botões e controles no cockpit, além de um novo design do painel de instrumentos. Novos botões de ajuste nas grades de ar fresco no centro do painel de instrumentos e no lado do motorista e do passageiro permitem que a direção do fluxo de ar seja ajustada por meio de giro e inclinação.
Além disso, a “iluminação ambiente” padrão agora também inclui iluminação de contorno integrada ao acabamento das saídas de ar centrais. Assim como a iluminação nos espaços para os pés, o compartimento de armazenamento na seção dianteira do console central e os abridores de porta, ela pode ser ajustada em termos de cor e brilho para atender às preferências individuais. Há nove cores para escolher. (Motor 1/Leo Fortunatti/Roland Hildebrandt, traduzido por: Leo Fortunatti)