Localiza expande negócios voltados para aluguel de caminhões

Blog do Caminhoneiro

 

Em pouco mais de um ano de operação no segmento desde a combinação de negócios com a Locamérica, Localiza Empresas Pesados avança a passos largos e já conta com mais de 5 mil veículos alugados – entre caminhões de uso urbano, rodoviário e off road – e cerca de 200 clientes. O negócio da Localiza&Co voltado para veículos pesados destaca-se por oferecer uma das frotas mais novas e modernas do mercado ao contabilizar 99% dos caminhões em conformidade com os requisitos mais recentes do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve P7 e P8), equivalentes ao Euro 5 e 6, e que emitem entre 50% e 80% menos GEE.

 

O segmento, estratégico para a L&CO por apresentar alto potencial de expansão, integra o ecossistema de mobilidade da Companhia voltado para empresas – que já oferece soluções como gestão de frota de veículos leves e aluguel corporativo – e a consolida como uma das maiores e mais completas plataformas de mobilidade do mundo.

 

Segundo a FENABRAVE/SENATRAM, a frota pesada circulante no Brasil (dados do 1º semestre/23) estava na faixa de 3,8MM. Ainda, de acordo com a ABLA, o total de caminhões registrados em nome de locadoras chegou a 35.701 unidades ao fim de 2022. Dessa forma, apenas aproximadamente 0,9% da frota de caminhões é alugada no Brasil.

 

“O principal desafio que enfrentamos no Brasil ainda é a cultura da posse e não o custo da solução. Por isso, acreditamos que esse percentual vai crescer consideravelmente no Brasil nos próximos 5 anos à medida que os empresários percebam as vantagens em terceirizar a gestão da frota. Essa tendência já começa a se concretizar. Somente em 2022, a oferta de caminhões para locação dobrou por conta da crescente demanda”, destaca Marco Túlio, diretor de Pesados da Localiza&Co.

 

Para competir nesta frente, a Companhia aposta em diferenciais competitivos como disponibilizar a frota mais nova e moderna do mercado e oferecer soluções tecnológicas e personalizadas que se adequam às necessidades específicas de cada cliente, proporcionando eficiência na gestão dos ativos e maximizando a disponibilidade e a produtividade da frota. A estratégia de crescimento também inclui – mas não se limita – a aproximação estratégica com pequenas, médias e grandes empresas que já são clientes da Companhia em outras frentes, amplificando a gama de soluções para quem já está “dentro de casa”.

 

“Uma frota mais nova reduz o tempo que o veículo precisa estar parado para realizar manutenção e reparos, gerando mais produtividade e rentabilidade ao empresário. Além disso, o monitoramento via telemetria promove mais eficiência operacional na medida em que viabiliza o acompanhamento de diversos indicadores em tempo real e possibilita, por exemplo, readequações de rota e equipe”, complementa Marco Túlio. A tecnologia ainda gera relatórios com os quais é possível identificar boas práticas e pontos a melhorar.

 

Centralidade no cliente como diferencial competitivo

 

Pesquisa de 2022 realizada pela SAE Brasil mostra que mais de 40% dos empresários que precisam manter uma frota não querem se preocupar com processos como aquisição, documentação, manutenção e desativação do veículo. O estudo também aponta que mais de 30% entende que terceirizar a gestão da frota proporciona maior fluxo de caixa e de capital – que não fica alocado no bem – para investir no negócio. Pesados Localiza responde a essas demandas em todo o ciclo do ativo, desde a aquisição até a desativação do veículo.

 

“Pautamos a nossa entrega nas necessidades do cliente. Sabemos que grande parte dos empresários prefere focar na evolução do seu negócio e não gastar tempo com os processos burocráticos e logísticos que envolvem a gestão de uma frota. Por isso, um dos nossos diferenciais é entregar soluções que excluam essas tarefas do seu dia a dia, permitindo que concentre esforços no crescimento do negócio, deixando a gestão da frota nas mãos da L&CO, especialista no tema”, finaliza Marco Túlio.

 

Para isso, Pesados Localiza disponibiliza um time de profissionais especializados para entender as especificidades de cada cliente e customizar a solução mais adequada para diferentes perfis, seja para o aluguel de caminhões de uso urbano, rodoviário ou off road. A entrega personalizada considera, por exemplo, especificações do veículo conforme a atividade (configurador de caminhão que analisa e customiza mais de 200 itens), além da possibilidade de contratar soluções que otimizam a rotina do gestor de frota, tais como manutenção, monitoramento por meio de telemetria e documentação em todo o ciclo de vida do ativo. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)