Blog do Caminhoneiro
A MAN anunciou ontem que já recebeu mais de 700 pedidos para o seu novo MAN eTruck, que é a versão elétrica do TGX. Todas essas unidades vão ser entregues a partir de 2025, mas um seleto grupo vai receber as primeiras unidades, de lançamento, ainda este ano.
Os caminhões com motores a diesel e elétricos a bateria serão fabricados na mesma linha de montagem, o que permitirá a maior flexibilidade possível para a montadora. O plano é que metade de todos os novos caminhões MAN entregues na Europa seja movida a eletricidade até 2030.
A montadora comemora a ótima aceitação do caminhão, mesmo antes de as primeiras unidades chegarem às estradas.
Para a recarga, o Grupo Traton, dono da MAN, se juntou à Daimler, dono da Mercedes-Benz, e a Volvo Trucks para criação de uma rede de pontos de recarga em toda a Europa. Com a joint venture Milence, as empresas esperam criar pelo menos 1.700 pontos de recarga de alta velocidade.
Até 2030, a Europa precisará ter, pelo menos, 50 mil locais de recarga de alta potência para atingir as metas de eletrificação.
Além da alta potência, os caminhões MAN eTruck tem baterias de 480 kWh, que permitem uma autonomia diária de 800 quilômetros, com a utilização de recargas intermediárias. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)