Truck & Bus Builder América do Sul
A VIX Logística S.A., pertencente ao Grupo Águia Branca, um dos principais operadores de transporte rodoviário do Brasil, lançou o primeiro caminhão elétrico pesado feito no Brasil. Batizado de Atlas, tem capacidade máxima de tração (CMT) de 120 toneladas e possui motor elétrico com potência de 450 kWh (600 cv).
O Atlas é uma peça central do portfólio do VIVA — VIX Veículos Autônomos, uma nova vertical de negócios focada na inovação e criação de tecnologias sustentáveis para otimizar operações logísticas.
Inicialmente, o Atlas passará por testes de calibração de softwares e desempenho em diversos clientes, consolidando sua adaptação e eficiência operacional, o que deve se estender por um ano. A partir daí, a empresa avalia ampliar a oferta do caminhão, inclusive para outros tipos de utilizações.
O caminhão elétrico da VIX pode ser aplicado em movimentação interna, transporte de madeira, produtos siderúrgicos, áreas portuárias, pátios de armazenagem, setor de óleo e gás, mineração e siderúrgicas.
Com foco nas operações fora de estrada, o Atlas é montado sobre o chassi do caminhão Mercedes-Benz Axor 3344 e possui sistema de propulsão elétrico, em substituição ao convencional, incluindo pacote de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP). Segundo a VIX, o sistema tem capacidade de 200 kWh, com autonomia de até 16 horas.
A capacidade de tração de 120 toneladas, exigiu um desenvolvimento tecnológico meticuloso por parte da equipe do VIVA para equilibrar aspectos como capacidade de tração, autonomia e as dimensões das baterias, superando os padrões de veículos a combustão interna.
Marcos Nunes, gerente do VIVA, destaca que o projeto tem em vista replicar e superar a capacidade de tracionamento de carga de veículos a combustão interna, representando um avanço técnico notável.
Os packs de baterias do Atlas possuem um sistema avançado de controle de temperatura, além de um robusto sistema de supressão de incêndio e estrutura de contenção mecânica, garantindo a segurança durante as operações. Sensores integrados por toda a construção do veículo permitem o monitoramento contínuo da operação, reforçando a segurança e eficiência do Atlas em diversas operações logísticas.
Para a recarga do Atlas, é necessário um ponto de energia específico com corrente contínua para possibilitar a opção de recarga rápida. Essa infraestrutura é facilmente implementada em operações industriais com geração própria de energia elétrica.
Com a implementação do Atlas, a VIX Logística estima uma redução mensal de até 8.300 litros de diesel em determinadas rotas, resultando em uma diminuição significativa nas emissões de CO2, estimadas em quase 21 toneladas por mês. (Truck & Bus Builder América do Sul)