Atlas é o primeiro caminhão pesado 100% elétrico produzido no Brasil

Estradão

 

A VIX Logística, que faz parte do Grupo Águia Branca, está lançando o primeiro caminhão elétrico pesado feito no Brasil. Segundo a empresa, o modelo, batizado de Atlas, tem capacidade máxima de tração (CMT) de 120 toneladas. Para isso, seu motor elétrico gera potência de 450 kWh, equivalentes a pouco mais de 600 cv.

 

Inicialmente, clientes da VIX vão testar o Atlas por 12 meses. Assim, o foco são locais fechados, como, por exemplo, áreas portuárias e de mineração. Depois, a empresa avalia ampliar a oferta do caminhão, inclusive para outros tipos de utilizações.

 

Segundo a VIX, o chassi do Mercedes-Benz Axor 3344 serviu de base para o Atlas. Ou seja, um caminhão destinado a operações no fora de estrada. O sistema de propulsão elétrico, porém, substitui o convencional, o que inclui um pacote de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP).

 

De acordo com a empresa, o sistema tem capacidade de 200 kWh. Portanto, a autonomia pode chegar a 16 horas, conforme a VIX. Com o sistema elétrico a companhia deixa de queimar cerca de 8.300 litros de diesel. Como resultado, são 21 toneladas dióxido de carbono (CO2) a menos na atmosfera.

 

Equilíbrio

 

Além do sistema elétrico, o caminhão recebeu outras alterações, como o conjunto de tração, que garante CMT de até 120 toneladas.

 

“O objetivo do veículo é encontrar o melhor equilíbrio entre capacidade de tração, autonomia e dimensões dos pacotes de bateria”, diz o executivo da VIX, Elias Alves.

 

De acordo com ele, a recarga requer sistema rápido, de corrente contínua. O pacote de baterias do veículo tem sistema de controle automático de temperatura, bem como supressão de incêndio. Além de contenção mecânica de proteção e de isolamento.

 

Puzzle, furgão elétrico de carga japonês, tem autonomia de 200 km

 

A startup japonesa HW Electro quer disputar o acirrado mercado de furgões dos Estados Unidos. Para isso, criou o Puzzle, ou quebra-cabeça, um veículo modular movido a eletricidade.

 

O furgão, revelado no antigo Salão de Tóquio, que foi rebatizado de Japan Mobility Show, passou por Nova York para uma ação de divulgação. Segundo a empresa, chamou bastante a atenção de potenciais clientes.

 

Além da aparência que remete a um robô humanoide, o Puzzle se destaca pela versatilidade. Seu espaço interno é amplo, graças às laterais planas, e traz painéis que podem ser intercambiados. Com isso, é possível mudar a configuração conforme a carga a ser transportada.

 

O teto é outro destaque. Conforme a marca, na parte externa há uma placa de captação de energia solar.

 

Assim, o sistema contribui para recarregar as baterias. Aliás, a HW Electro informa que pretende oferecer o Puzzle em regiões com infraestrutura de recarga escassa. Por isso, o furgão tem tomadas de 100 V CA e até portas do tipo USB. (Estradão/Andrea Ramos)