Motor 1
Durante as apresentações em comemoração dos 70 anos da empresa no Brasil, Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, confirmou mais quatro lançamentos em nosso mercado para os próximos 2 anos. Entre as apresentações previstas até 2025, alguns já são até um tanto quanto esperado, principalmente após a participação do executivo no Motor1.com Podcast.
Na apresentação, apareceram os 15 modelos, incluindo os que chegaram em 2024. Faltaram quatro novidades, que apareceram no slide ainda totalmente coberto. Considerando os flagras mais recentes de modelos da marca, além de alguns espaços de mercado em que a Volkswagen não está presente atualmente, já é possível ter uma boa ideia do que está por vir.
Nova Amarok com facelift
Em entrevista ao Motor1.com Argentina, Francesco Pecchia, gerente de produto e planos de vendas da Volkswagen Argentina confirmou algumas informações sobre a picape, como seu lançamento ainda no primeiro semestre de 2024 e como a picape ficará mais moderna para a briga em um segmento tão importante e rentável nos mercados brasileiro e argentino.
A Amarok terá mais tecnologias para compensar as faltas da atual – segundo fontes do Motor1.com Argentina, a picape terá painel de instrumentos digital, VW Play e itens como piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática e mais airbags, justamente em busca de mais tecnologia e segurança, exigências dos clientes de picapes médias topo de linha. Por outro lado, a Amarok não terá mudanças mecânicas, ou seja, manterá o V6 turbodiesel, para a alegria dos picapeiros de asfalto, como a mais potente média a diesel do mercado.
Novo VW T-Cross reestilizado
Depois de ter sido apresentado na Europa, o novo Volkswagen T-Cross receberá mudanças visuais no Brasil. Protótipos já foram flagrados em testes por aqui e indicam mudanças concentradas na dianteira e no interior, assim como no modelo europeu. Ganhará novos para-choques, rodas e, na versão mais cara, receberá faróis inteligentes I.Q. Light.
Outro fator relevante é que especula-se que o SUV melhorará seu nível de acabamento interno, adereçando as críticas que sempre sofreu e ficando mais próximo do carro que comercializado na Europa. O lançamento por aqui acontecerá em 2024.
VW Nivus 1.4 turbo
Agora a que a Fiat encontrou um mercado para o Pulse Abarth, a Volkswagen também não ficará para trás. O Motor1.com Brasil já confirmou com fonte que o Nivus receberá em 2024 uma versão GTS, como já feito com o Polo. Entre as novidades, deverá trazer um visual mais próximo do VW Taigo europeu, os faróis de LED mais intricados iQ.Light e até rodas de 18 polegadas.
O conjunto mecânico será basicamente o mesmo do Polo GTS. Estamos falando do motor 1.4 turbo (250 TSI), com injeção direta e duplo comando variável que rende 150 cv e 25,5 kgfm de torque com gasolina ou etanol e será sempre associado ao câmbio automático de 6 marchas. Hoje, o Nivus é o único modelo da linha de entrada a não oferecer esse propulsor, que pode ser escolhido em Polo, Virtus e T-Cross.
Novo Gol a caminho?
Se os três lançamentos citados até agora já estão confirmados de uma forma ou outra, o quarto modelo que a VW deve apresentar até 2025 é o único que ainda tem um certo nível de nebulosidade sobre qual será. Ainda em outubro, o Motor1.com Brasil descobriu que o futuro sucessor real do Gol já está pronto e será mostrado ao mundo como Volkswagen Yeh Concept. Como adiantamos há tempos, nascerá como um SUV compacto inédito e será equipado com conjunto híbrido acessível.
Deverá utilizar a plataforma MQB-A00 para se aproveitar das arquiteturas já produzidas no Brasil. Outro grande segredo: o carro já está pronto. Quem viu afirmou que é diferente de tudo que a marca já fez e “que nem parece um Volkswagen”. Nenhuma projeção feita até hoje conseguiu reproduzir o estilo do novo SUV. O novo VW Yeh terá dianteira com conjunto óptico inédito, lanternas traseiras também com desenho inovador e teto com pintura diferente da carroceria. Oficialmente não há divulgação de nenhuma data, mas o último plano que tivemos acesso o lançamento estava apontado para 2025. (Motor 1/Thiago Moreno)