VW e Renault podem se unir para criar carro elétrico barato

Jornal do Carro 

 

Com as marcas chinesas avançando cada vez mais na eletrificação, outras montadoras correm para garantir competitividade. Pois agora, a Volkswagen planeja um carro 100% elétrico com preço inferior a 20.000 euros. Ou seja, algo em torno de R$ 106 mil na conversão direta e sem impostos. No entanto, para tirar o plano do papel, a fabricante busca uma parceria. E de acordo com as informações do site Automotive News Europe, já há conversas em andamento entre a marca alemã e a Renault.

 

Até o momento, as negociações estão em fases iniciais. Seja como for, um dos objetivos é atingir uma produção anual de até 250 mil veículos para ambas as marcas. Entretanto, tudo ainda é muito recente. Dessa forma, o plano de parceria para o desenvolvimento de um carro elétrico barato pode não acontecer. “Estamos em diferentes discussões, mas nada foi finalizado”, disse um porta-voz da Renault ao ANE. Por ora, a VW não comentou sobre o assunto.

 

VW e Renault vão lançar elétricos de entrada

 

Seja como for, as duas montadoras já trabalham em modelos elétricos baratos. Em março deste ano, a VW revelou seu carro elétrico de entrada, o ID.2. Na época, a marca anunciou um preço inicial próximo dos 25.000 euros. Ou seja, cerca de R$ 140 mil. No entanto, a previsão de estreia na Europa ficou para 2025. Com isso, a Renault vai sair na frente com o 5 E-Tech, que surgiu em patentes nesta semana. Aliás, o hatch elétrico já até tem data de revelação, que será em 26 de fevereiro de 2024.

 

De acordo com as imagens, o hatch elétrico – que tem base na arquitetura AmpR Small, uma evolução da CMF-B EV – terá bastante semelhança com o conceito apresentado em janeiro de 2021. Ao todo, o Renault 5 E-Tech terá 3,92 m de comprimento. Isso, portanto, o torna menor que o VW ID.2, de 4,05 m. A princípio, haverá duas opções de baterias, de 40 kWh ou 52 kWh. A segunda com alcance de até 400 km (ciclo europeu WLTP). O motor elétrico único ainda não tem potência divulgada. Mas, acredita-se em torno de 120 cv a 150 cv.

 

Cabe dizer também que a Renault prepara o lançamento da próxima geração do Twingo 100% elétrica e volta do R4. Ambos terão como base a plataforma AmpR Small. Por fim, até o momento, não há informações de se o novo carro elétrico da VW terá alguma relação com o Twingo, ou se será feito sobre uma nova arquitetura. Para isso, é necessário esperar para ver se essa união vai sair do papel. (Jornal do Carro/Jady Peroni)