Truck & Bus Builder América do Sul
O mercado chileno registrou a queda em venda mensal de comerciais pesados (caminhões e ônibus) no mês de novembro, com 1.419 unidades comercializadas, total 20.9% inferior ao volume de 1.795 veículos no mesmo mês do ano passado. Foram 1.138 caminhões e 281 ônibus, com queda, respectivamente de 6,6% (1.219) e 51,2% (576 unidades), de acordo com dados divulgados pela ANAC – Associação Nacional Automotriz do Chile.
No acumulado dos onze primeiros meses do ano, o Chile totalizou 14.264 veículos comerciais pesados, 18,0% em comparação com as 17.402 unidades vendidas no mesmo período de 2022. Foram 11.455 caminhões, 22,2% a menos que as 14.715 de janeiro a novembro do ano anterior. Nas vendas acumuladas de ônibus, o Chile registrou o crescimento de 4,5%, com 2.809 veículos contra 2.687 unidades vendidas anteriormente.
A ANAC informou que a queda de ritmo na economia continua comprometendo a venda de veículos em todo o país, inclusive dos comerciais, responsáveis pelo transporte de produtos e de passageiros. Os profissionais da entidade revelaram que os mercados de caminhões e ônibus seguiram a linha de desempenho econômico do Chile.
Mesmo assim, para os representantes da ANAC o mercado chileno revela força, com alguns resultados positivos, como no segmento de ônibus, A parte dos novos veículos foi destinada ao sistema RED, o moderno serviço de transporte de passageiros da capital chilena.
Por marcas, a categoria de caminhões no Chile teve a liderança da Mercedes-Benz com a venda de 185 veículos vendidos em novembro. Na segunda posição classificou-se a Volvo, com 173 veículos e a Volkswagen em terceira, com 138 unidades. Em vendas acumuladas, a Mercedes-Benz lidera com 2.039 veículos; a Volvo em segundo, com 1.253 unidades; a Volkswagen, em terceiro, com 1.070, e a Scania em quarto, com 1.050 veículos.
A Mercedes-Benz também liderou o segmento pesado, com 1.811 unidades, seguida pela Volvo, com 1.253, a Scania, com 1.050, e a Volkswagen, com 739 unidades.
No segmento de caminhões médios a Chevrolet foi a de maior venda, correspondente a 762 unidades, seguida pela Fuso, com 547 veículos e pela Hino, com 492 veículos.
Na categoria de leves, a principal foi a JAC, com 280 veículos, à frente da Hino, com 170 e Fuso, com 148 unidades.
Os caminhões pesados foram o que sofreram a maior queda de vendas no mês de novembro, em comparação com o mesmo mês de 2022. Em novembro deste ano, foram vendidos 762 caminhões com queda de 11,9% em relação às vendas realizadas no mesmo mês de 2022, que atingiu o total de 865 unidades.
As vendas dos caminhões do segmento médio cresceram 3,9% com o total de 240 veículos, com diferença de apenas 9 unidades e o total de 231veículos. Os veículos leves também registraram resultado positivo, com a venda de 136 veículos, 10,6% acima dos 123 vendidos em novembro de 2022.
Em vendas acumuladas os veículos pesados somaram 7.229 unidades em novembro, com queda de 19,9% em relação aos 9.028 registrados em igual período de 2022. A queda de vendas no segmento médio foi de 28,8%, com 4.109 caminhões vendidos em 2022 e 2.924 unidades em 2022. No segmento leve, as vendas foram de 1.302 veículos, 17,5% menor em comparação com as 1.578 unidades faturadas em 2022.
Em ônibus, o fornecimento pra o sistema RED cresceu 31,7%, com 1.372 unidades contra 1.042 no mesmo período de 2022. Já a venda de rodoviários caiu 38,7%, com 473 unidades, contra 771 veículos do ano anterior. (Truck & Bus Builder América do Sul)