Jornal do Carro
Um carro clássico que mantém a originalidade do projeto pode receber no Brasil a desejada placa preta. A identificação, aliás, já está no formato da placa Mercosul. Pois bem, os donos de modelos da VW também podem agora requisitar um certificado da marca. O recém-lançado documento traz vários dados do veículo, tal qual uma certidão de nascimento. E não é que fez sucesso: em 48 horas, a Volkswagen vendeu mais de 1.000 certidões de antigos.
O Brasil é o segundo país no mundo em que a VW oferece este tipo de certificação. O primeiro, claro, foi a Alemanha, sua terra natal. A emissão do documento não é de graça. Aqui, o proprietário precisa desembolsar R$ 500 mais o valor do frete. Ou seja, em apenas dois dias a marca já faturou R$ 500 mil apenas com a emissão destes certificados. Aparentemente, um excelente negócio para a montadora, que tem milhões de antigos em circulação pelo País.
Como obter o certificado para clássicos da VW
A placa preta é conferida pelo Detran mediante alguns critérios. Entretanto, pode não ser suficiente para legitimar a procedência de um veículo. Por isso, a VW lançou sua certificação especial para donos de antigos. A certificação funciona como um “registro de nascimento” do carro. Ou seja, reúne dados como a data de produção, numeração do motor, cor original e outros itens que estavam no modelo ao sair da linha de montagem.
O certificado também atesta a versão e equipamentos. Assim, permite ao colecionador identificar se um exemplar foi falsificado ou não, prática comum no mercado de clássicos. Além disso, o documento da VW diz se uma versão básica de determinado modelo não foi descaracterizada e transformada em versão de luxo ou esportiva. Da mesma forma, é possível retornar à versão original de fábrica com os dados de origem daquele veículo.
O certificado custa R$ 500, com adição de frete, e está disponível somente para modelos com pelo menos 20 anos de fabricação. Para obter, é preciso informar o chassi, o modelo e o ano de fabricação, e o resultado será emitido em nome do proprietário. O serviço está disponível neste link. É preciso criar login e senha para, então, acessar o formulário. (Jornal do Carro/Diogo de Oliveira)