Motor 1
Iniciada na segunda metade de 2017, a parceria estratégica firmada entre o grupo Caoa e a chinesa Chery acaba de completar 6 anos. Na época, o conglomerado brasileiro desembolsou cerca de US$ 60 milhões pelo controle da marca oriental no Brasil e revitalizou a fabricante com uma série de lançamentos. Além disso, alterou o nome comercial no país para CAOA Chery (usado até hoje).
A base industrial da empresa é sediada em Anápolis (GO), de onde saem diversos modelos vendidos nacionalmente. Desde que a parceria foi estabelecida, já saíram das linhas de montagem da marca os sedãs Arrizo 5 e Arrizo 6, além dos SUVs Tiggo 2, Tiggo 3x, Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8. Os integrantes da família Tiggo são hoje os principais produtos da empresa. Por fora, também é comercializado o elétrico iCar (neste caso importado da China).
Dentro do portfólio, o modelo de maior sucesso da Caoa Chery no Brasil é o Tiggo 5x. Lançado no mercado nacional em fevereiro de 2019, o SUV já teve mais de 50.000 exemplares produzidos. Só em outubro, o modelo vendeu 2.483 unidades e registrou o maior número de emplacamentos desde o lançamento. Desse total, 1.874 unidades foram da versão Sport, lançada em junho como opção de entrada e vendida por R$ 119.990.
O SUV também é vendido nas versões Tiggo 5x Pro e Tiggo 5x Pro Hybrid MaxDrive. Sozinha, a configuração híbrida já vendeu mais de 6.000 unidades de o lançamento em junho de 2022.
Recentemente, a Caoa Chery anunciou R$ 3 bilhões em investimentos para modernizar a fábrica de Anápolis (GO) e ampliar, em especial, a produção do Tiggo 5x Sport em 150%. Em 6 anos de atuação, a empresa comercializou no Brasil cerca de 146.921 veículos. (Motor 1/Dyogo Fagundes)