Toyota produz as últimas peças e fecha a fábrica de São Bernardo (SP), sua primeira fora do Japão

Auto Esporte

 

A Toyota cumpriu a promessa e encerrou as atividades no ABC Paulista. A fábrica de São Bernardo do Campo (SP) produziu as últimas peças no dia 11 de novembro e teve os portões fechados de forma definitiva na última quinta-feira (16).

 

Em nota, a Toyota confirmou que “finalizou o processo de transferência das operações” e que “a unidade de SBC deixa de operar”. Veja mais abaixo a íntegra da nota da empresa.

 

Fechamento foi anunciado há 18 meses

 

O anúncio do fechamento aconteceu em abril de 2022. Na época, a Toyota disse que iria desativar a unidade de forma gradual até novembro de 2023 e que os 550 funcionários poderiam escolher entre a transferência para uma das fábricas da empresa no interior de São Paulo e um plano de demissão voluntária (PDV), ambos com condições especiais.

 

A fábrica de São Bernardo era a sede administrativa da Toyota e também produzia peças para a linha de motores em Porto Feliz (SP) e componentes de exportação para a montagem do motor do sedã Camry, nos Estados Unidos.

 

As outras unidades da Toyota no Brasil estão localizadas em Sorocaba, de onde saem Yaris e Corolla Cross, Indaiatuba, responsável pela produção do Corolla e Porto Feliz, onde são feitos motores.

 

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC lamentou a decisão da Toyota e propôs uma reflexão sobre o processo de desindustrialização na região. “A questão da Toyota, que finalizou seu processo de transferência nos últimos dias, nos remete para um debate da indústria automobilística em sua totalidade. O ABC em questão de logística, infraestrutura e cadeia de fornecedores é uma esquina para o Brasil. E, precisamos discutir a importância da indústria, que no nosso entender é fundamental para o crescimento do País. Vamos continuar cobrando políticas voltadas ao setor para que haja crescimento e possibilidades de novas empresas se instalarem no Brasil e principalmente no ABC”, disse Moisés Selerges, presidente do sindicato.

 

Fábrica é histórica

 

Inaugurada em 1962, a fábrica de São Bernardo do Campo é uma das primeiras do país. Para a Toyota, tem importância ainda maior, já que marcou o início da expansão industrial – foi a primeira fora do Japão.

 

Naquela época, a marca decidiu que produziria o jipe Land Cruiser. Não conhece? É porque o modelo ficou conhecido como Bandeirante. Durante décadas, ele foi o único Toyota nacional. Até que nos anos 1990 a empresa resolveu construir uma nova fábrica e passar a produzir o Corolla no país. E o lançamento do sedã quase foi um fiasco.

 

Nota da Toyota

 

A Toyota do Brasil confirma que finalizou o processo de transferência das operações da fábrica de São Bernardo do Campo para as unidades em Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz. Com isso, a unidade de SBC deixa de operar a partir desta data.

 

A Toyota valoriza a história da fábrica de São Bernardo e reconhece a dedicação dos envolvidos por todo legado e crescimento da companhia construídos com a comunidade, parceiros e colaboradores ao longo de 60 anos.

 

A concentração estratégica das operações no interior de São Paulo oferece oportunidades de crescimento para a Toyota na competitividade da companhia diante dos desafios do mercado brasileiro. (Auto Esporte/Por André Paixão)