Motor 1
Há cerca de um ano, a fábrica do Grupo BMW em Munique (ALE) mostrava os ambiciosos planos da montadora alemã para baterias de estado sólido com o carro-conceito por trás do reboot elétrico Neue Klasse e até mesmo carros que mudam de cor. A fábrica de Munique data de 1922.
Ela se tornou uma instalação de alta tecnologia que emprega cerca de 8.000 pessoas de 50 países diferentes, está conectada a seu próprio museu e é uma parte vital da história da empresa BMW. E essa fábrica acabou de fabricar seu último motor de combustão interna.
A BMW confirmou ao InsideEVs EUA que a empresa encerrou a produção de seu motor V8 na fábrica de Munique, notícia relatada primeiramente pelo site Electrive e pelo Blog da BMW. Isso põe fim a qualquer produção de motor de combustão interna na sede da empresa. É verdade que a fábrica ainda produz alguns carros a combustão, mas fabricar motores a gasolina de verdade ali é coisa do passado.
É verdade que a BMW ainda não deixou de fabricar motores tradicionais em todos os lugares; ela ainda fabrica muitos motores a gasolina, a diesel e trens de força híbridos em outros lugares. Mas o simbolismo aqui parece bastante poderoso. “Não há mais motores sendo construídos na fábrica de Munique, mas produzimos propulsores a combustão em outras fábricas na Áustria e no Reino Unido”, confirmou um porta-voz da BMW. “Isso põe fim a uma série de 60 anos de motores construídos em Munique.”
Isso diz muito sobre o rumo que a BMW – e o mundo – está tomando. E não é em direção a mais motores de combustão interna. Na fábrica de Munique, a BMW produz atualmente as famílias Série 3 e Série 4, uma enorme linha de carros que inclui o M3, a Série 3 Touring e muito mais. Juntamente com esses carros, ela também fabrica o BMW i4 totalmente elétrico. Outros veículos elétricos, como o iX, i7 e i5, são fabricados na fábrica da BMW em Dingolfing (ALE).
A BMW também se destaca por ser uma montadora que está adotando uma abordagem “mista” para os futuros trens de força, não muito diferente da Toyota em uma escala um pouco menor. Ela não está tirando totalmente a combustão interna da mesa como alguns rivais, tem uma boa linha de híbridos e está até mesmo mantendo seus projetos de célula de combustível usando hidrogênio.
Mas tudo isso não deve esconder o fato de que a BMW também está fazendo algumas coisas interessantes na frente totalmente elétrica. Além disso, a BMW teve muito sucesso de vendas com seus veículos elétricos este ano, quando muitos rivais tiveram dificuldades com a demanda irregular. A BMW disse que cerca de 20% das vendas nos EUA são agora elétricos e híbridos plugin. (Motor 1/Patrick George, traduzido por Thiago Moreno)