Coisas de Agora
Uma história que começou com um carro conceito apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Elogiado mundialmente por seu design fascinante e linhas arrojadas, logo ele se tornou sucesso de público e mídia. Tanto é que, em 2022, o conceito, que serviu como inspiração para o desenvolvimento do Fastback, desde o nome até as linhas marcantes e inovadoras, ganhou vida. Agora, o primeiro SUV Coupé da Fiat faz história novamente, desta vez com a marca de 50 mil unidades produzidas.
“O Fastback é um veículo que exemplifica perfeitamente o cenário atual da Fiat, particularmente no que se refere à percepção do valor da marca e de seus produtos. Ele reúne um design único, conforto, toda a funcionalidade de seu porta-malas de 600 litros, tecnologia e a performance dos motores Turbo 200 e Turbo 270. Para completar, a família Fastback está crescendo e acaba de ganhar um integrante para lá de envenenado: o Novo Fastback Abarth, que traz uma proposta ainda mais esportiva para o modelo. Nosso SUV Coupé já está fazendo história”, comenta Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat e da Abarth na América do Sul.
Desenvolvido e fabricado no Polo Automotivo Stellantis Betim (MG), o Fastback estreou no mercado brasileiro como um dos maiores lançamentos da Fiat nos últimos tempos. Além disso, foi responsável por colocar a Fiat em um novo mercado: o de SUV Coupé, sendo o primeiro veículo da marca a ocupar tal seleta categoria. Também é dele o topo de gama da linha de carros de passeio da Fiat, que ficou ainda mais completa.
Aliás, como o segundo SUV da Fiat produzido no Brasil, o Fastback se uniu ao Pulse no segmento de mercado que tem conquistado cada vez mais os consumidores brasileiros, o que ampliou a participação da Fiat nesta categoria. Em outubro, a marca foi líder em B-SUVs no varejo com 5.720 unidades e 18,3% de participação, um crescimento de 14% em relação ao mês anterior. Vale dizer também que no segmento de SUVs, a Fiat teve 69.307 unidades vendidas em 2023 até o décimo mês do ano e uma participação de mercado de 11,1%, o que representa um crescimento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado.
Disponível em cinco versões – Fastback Turbo 200 AT, Fastback Audace T200 AT, Fastback Impetus T200 AT, Fastback Limited Edition Powered by Abarth T270 AT e Fastback Abarth, o modelo reúne tudo o que o consumidor de SUV mais deseja, como o maior porta-malas da categoria e amplo espaço interno, uma das maiores alturas em relação ao solo entre os concorrentes com posição de dirigir elevada e a performance dos motores turbo. Além de, claro, ter um visual único ressaltado pelos conceitos do renomado design italiano.
Com apenas um ano de mercado, o Fastback já possui uma sala recheada de troféus. O modelo da Fiat já garantiu títulos como Melhor SUV Nacional do Car Awards Brasil (da revista Car); SUV Compacto e Destaque do Ano do prêmio UOL Carros; Melhor Utilitário Esportivo Nacional e Melhor Carro do Ano no prêmio Top Car TV; SUV no Trend Car 2023 e Melhor SUV/Crossover e Carro Abiauto no prêmio Abiauto. Para completar a estante de troféus do Fastback, ele ainda foi eleito o Melhor SUV Compacto e Carro do Jornal do Carro na premiação Mobilidade Estadão, como SUV Compacto no Carsughi L’Auto Preferita e foi reconhecido pelo portal Mecânica Online® por ter o Melhor Design Externo. (Coisas de Agora)