Motor 1
Criado no Brasil, o Honda WR-V acabou tendo uma carreira curta por aqui, sem ganhar a segunda reestilização que foi lançada na Ásia. E, agora, tem uma segunda geração, que acaba de ser apresentada no Japão, sendo uma opção mais barata do que o HR-V, custando 2,1 milhões de ienes (R$ 67.464), apoiando-se em um motor 1.5 aspirado, enquanto o HR-V vendido no Japão concentra suas vendas nas versões turbo.
O novo Honda WR-V nada mais é do que o Elevate, modelo que foi lançado na Ásia em junho como um SUV do City. De acordo com a revista Best Car, a fabricante fez uma pesquisa com os clientes para definir o nome, pois não conseguiam decidir internamente. O público acabou optando pelo WR-V por “lembrar mais um SUV do que Elevate”, possivelmente por causa do esquema de nome estar alinhado com o dos outros utilitários da empresa, como HR-V, CR-V e ZR-V.
As mídias japonesas começaram a questionar como a Honda irá posicionar o WR-V por lá. O HR-V japonês mede 4.330 mm de comprimento, 1.590 mm de altura, 1.790 mm de largura e com um entre-eixos de 2.610 mm. Já o WR-V tem 4.325 mm de comprimento, 1.650 mm de altura, 1.790 mm de largura e 2.650 mm de entre-eixos. Ou seja, o novo modelo tem um entre-eixos 40 mm mais longo e é 60 mm mais alto, porém é 5 mm mais curto.
Com medidas tão próximas, a fabricante buscou outras formas de diferenciá-los. A Honda acredita que o WR-V já atrairá clientes por ter um visual mais robusto do que o HR-V, que parece mais urbano por sua carroceria com ares de cupê.
Porém, a principal diferença estará na motorização, com o WR-V usando um motor 1.5 aspirado de quatro cilindros. A empresa não fala da potência, mas deve ser o mesmo de 122 cv e 14,8 kgfm usado pelo City na Ásia. O HR-V no Japão conta com o 1.5 de 118 cv na versão básica G, mas as vendas de fato estão nas configurações com o 1.5 híbrido de 131 cv. Seria até natural ver a Honda tirar a configuração sem eletrificação de linha com a chegada do WR-V.
Sem um motor mais avançado, o WR-V será bem mais barato. Custará entre 2,1 milhões e 2,5 milhões de ienes (R$ 67.460 a R$ 80.310). Em comparação, o HR-V híbrido custa entre 2,78 milhões e 3,42 milhões (R$ 89.300 a R$ 109.858), mostrando que há espaço o suficiente no mercado para ambos.
Apesar de ter confirmado o lançamento e ter até divulgado fotos, a Honda ainda não comentou sobre os equipamentos de cada versão. As fotos mostram que terá uma central multimídia flutuante, ar-condicionado digital, controle de cruzeiro e mais. Se for como o modelo vendido no resto da Ásia, contará com câmera de ré, conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, carregador wireless para smartphones, entre outros.
A Honda confirma que terá o pacote Honda Sensing, trazendo controle de cruzeiro adaptativo, assistente de faixa, farol alto automático, frenagem automática de emergência com detecção de pedestre, reconhecimento de placa de trânsitos e outras tecnologias.
O novo Honda WR-V teria espaço no Brasil? Há um vão entre os preços do City Sedan, que custa R$ 139.100 na versão Touring, e o HR-V EX de entrada, por R$ 151.200. Ainda temos que considerar que o HR-V EX e EXL utilizam o mesmo motor 1.5 de 126 cv que está no City. A fabricante poderia vender o HR-V somente nas versões com o 1.5 turbo de 177 cv, deixando o WR-V como a opção com motor aspirado. E, como compartilha plataforma, motorização e diversas peças com a linha City, poderia ser produzido em Itirapina (SP). Porém, a Honda ainda não dá nenhuma indicação sobre a possibilidade de trazer o WR-V de volta ao Brasil, mesmo que tenha sido registrado no INPI. (Motor 1/Nicolas Tavares)