Chevrolet Silverado volta ao Brasil em nova geração para encarar Ford F-150 e Ram 1500

Jornal do Carro

 

A General Motors escolheu as cidades de Corumbá e Miranda, no Pantanal sul mato-grossense, para apresentar a nova Chevrolet Silverado 2024. A picape grande feita nos Estados Unidos chega em versão única, High Country, com preço sugerido de R$ 519.990, para desafiar modelos de peso, como a Ford F-150 e a RAM 1500.

 

A picape tem motor V8 a gasolina de 360 cv de potência e 52,9 mkgf de torque, câmbio automático de dez marchas e tração 4×4. Segundo a GM, além da ampla lista de itens de série, há 37 acessórios, vendidos à parte. Rodamos com o modelo, que volta ao País após 21 anos, em estradas de asfalto e de terra – de boa qualidade.

 

Com 5,91 metros de comprimento, 1,94 m de altura e 2,06 m de largura, a Silverado tem dimensões parecidas com as das concorrentes – exceto o entre-eixos, que é um pouco maior e tem 3,74 m. A Chevrolet também leva vantagem na capacidade volumétrica da caçamba, de 1.781 litros.

 

Já a capacidade de carga, de 716 kg, é 12 kg menor que o da F-150 e 106 kg maior que o da Ram 1500. A tampa da caçamba tem sistema elétrico de abertura e fechamento.

 

O ótimo entre-eixos se traduz em amplo espaço interno também para quem viaja atrás. Na frente, os bancos de couro têm ajustes elétricos para motorista e passageiro, bem como aquecimento e ventilação, algo muito bem-vindo sobretudo nesses dias de forte calor.

 

O painel de instrumentos digital, de 12,3 polegadas, pode ser personalizado e a tela do multimídia, de 13,4”, é a maior da categoria. O sistema tem assistente do Google integrado, que permite importar informações de aplicativos de uso pessoal diretamente para o carro, sem necessidade de espelhamento do telefone celular.

 

No quesito segurança, o retrovisor interno projeta imagens captadas pela câmera na traseira. Há, ainda, alerta de risco de colisão na frente e atrás, de ponto cego e tráfego cruzado na traseira, assim como detecção de pedestres com frenagem de emergência. Wi-fi nativo e OnStar, sistema de concierge da marca, estribo com acionamento elétrico quando se abre a porta e teto solar também fazem parte do pacote.

 

A versão que vem ao Brasil é diferente da vendida nos EUA. Os amortecedores Rancho, por exemplo, são mais robustos. Há assistente de descida de rampa e assoalho reforçado.

 

Os grandes retrovisores externos também são exclusivos e têm dois espelhos. O de baixo é ideal para situações como reboque, por exemplo. Porém, o tamanho da peça pode atrapalhar em locais estreitos e no trânsito das grandes cidades.

 

Em movimento

 

O motor V8 garante bom desempenho à Silverado. Graças, também, ao câmbio automático igual ao da rival Ford F-150, mas com calibragem específica para a picape. Segundo a GM, ela tem a maior capacidade de reboque da categoria, de 4.128 kg.

 

Entretanto, isso tem um preço. Em média, a Silverado roda 6 km na cidade e 7,2 km na estrada com um litro de gasolina. Fizemos 8,2 km/l entre Corumbá e Miranda.

 

Um dos segredos para melhorar os números de consumo é a grade dianteira ativa, que abre e fecha automaticamente para melhorar a aerodinâmica. Outro é o Dynamic Fuel Management (DFM), que pode desligar parte dos cilindros quando a demanda de potência e torque for menor. De acordo com a GM, há até 17 combinações diferentes de ordem de disparo de cilindros.

 

Além de tração 4×4 e 4×4 com reduzida, a picape tem três opções de modos de condução. Ou seja: Normal, Esporte e Off-Road.

 

Na prática, a Silverado é gostosa de dirigir, a despeito das grandes dimensões. Colabora com isso o baixo nível de ruído na cabine. A picape é ideal para pisos com bom pavimento.

 

Na terra, a suspensão traseira com feixe de molas semielípticas rouba um pouco do conforto. Além disso, mesmo tendo pneus 275/60 R20 e com o 4×4 ligado, o carro tem respostas ariscas. A traseira mostra-se solta e requer atenção e pequenas correções ao volante, mas nada que desabone.

 

Entretanto, é importante dizer que rodamos com a caçamba vazia, o que favorece esse tipo de comportamento. Outro ponto crítico é o trepidar excessivo do retrovisor do lado do motorista.

 

Seja como for, a GM informa que, graças ao uso de aço de alta resistência, a rigidez torcional melhorou 50% em relação ao modelo anterior. Além disso, a nova Silverado tem 75 módulos eletrônicos, que ajudam na condução e permitem, por exemplo, atualizações remotas, sem necessidade de idas às concessionárias.

 

Embora a picape grande volte ao País após a estreia da consagrada F-150 e da RAM 1.500, pode ser uma boa opção para quem busca um carro espaçoso e com várias soluções tecnológicas. Segundo a GM, o primeiro lote, de 500 unidades, já foi totalmente vendido. (Jornal do Carro/Rodrigo Tavares)