Primeiros híbridos da VW serão produzidos no ABC

AutoIndústria

 

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou nesta tarde de quinta-feira, 9, que a Volkswagen irá produzir os seus primeiros veículos eletrificados na fábrica de São Bernardo do Campo, SP.

 

A entidade firmou acordo com a montadora, devidamente aprovado em assembleia, que garante o investimento em uma nova plataforma na planta Anchieta para produção de dois carros híbridos a partir de 2027.

 

Além disso, ficou definida a criação de 111 novos postos de trabalho na engenharia e desenvolvimento de produtos para ampliação da motorização eletrificada e a efetivação de 150 trabalhadores com contratos temporários entre em maio e setembro.

 

Foram seis semanas de negociações, que culminaram na conquista da extensão do prazo do acordo vigente na empresa para até 2028, ou seja, por mais cinco anos. A unidade do ABC paulista conta com 8,2 mil trabalhadores, sendo cerca de 5 mil no chão de fábrica.

 

“Este é um acordo que dá longevidade para a fábrica da Anchieta, reposiciona nossa região rumo à reindustrialização e gera as oportunidades de crescimento do setor de autopeças do ABC”, comentou Wellington Messias Damasceno, diretor administrativo do sindicato e representante dos trabalhadores na fábrica de São Bernardo do Campo.

 

Na sua avaliação, é um acordo extremamente importante para os trabalhadores na Volkswagen, para o ABC e todo o País: “A extensão do acordo até 2028 garante não só os investimentos, as cláusulas econômicas e sociais, a efetivação dos novos contratados, como também o futuro dessa fábrica e a garantia de emprego aos trabalhadores e trabalhadoras”.

 

As negociações contemplaram as cláusulas econômicas, como data-base, vale-alimentação, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), e a inclusão de itens sociais para os próximos anos. Também foram contempladas mudanças nos parâmetros do Programa de Demissões Voluntárias (PDV) na montadora e da efetivação dos trabalhadores na unidade. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)