Frota & Cia
A AMAGGI, empresa brasileira de grãos e fibras, acaba de adquirir os primeiros caminhões Scania com abastecimento a biodiesel 100% (B100). A companhia investiu na aquisição de 100 unidades do tipo e o lote da compra conta outros 250 do modelo 560 R 6×4 Super movidos a diesel. O suporte diário para as operações do cliente está sob responsabilidade da Casa Scania Rota Oeste.
Os 100 veículos movidos a B100, que são do modelo 500 R 6×4 Super, devem ser entregues a partir de maio do próximo ano, já saindo prontos da Scania para rodar com esse tipo de combustível. Os outros 250 caminhões 560 R 6×4 Super irão atender ao plano de ampliação da frota rodoviária da AMAGGI. Ambos são Euro 6, com motores que atendem a nova lei de redução de emissões de poluentes, em vigor desde janeiro de 2023.
Frota da empresa
Atualmente, a frota própria da empresa conta com 700 caminhões, devendo fechar o ano de 2024 com 1.100 unidades. “A AMAGGI vem sendo pioneira no uso de modais logísticos sustentáveis, como na navegação fluvial do arco norte e entendemos que o uso do biodiesel vem na mesma direção, atendendo os objetivos de descarbonização das operações da empresa”, comentou Judiney Carvalho, CEO da AMAGGI.
O CEO da empresa comenta estar satisfeito com os resultados dos testes com a utilização do B100 pela vantagem de ser produzido a partir de fontes renováveis. Além disso, ele acrescenta que o uso desse combustível se mostra muito mais sustentável do ponto de vista das emissões de gases, como o monóxido de carbono. “Sonhamos em ter toda nossa frota um dia cem por cento abastecida com biodiesel e vamos preparar a empresa para isso”. (Frota & Cia/Priscila Ferreira)