Honda ZR-V entra na briga com Compass e Corolla Cross

Jornal do Carro

 

Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos têm um novo concorrente na área. Trata-se do ZR-V, inédito SUV da Honda que acaba de chegar ao Brasil em versão única, Touring, tabelado a R$ 214.500.

 

O modelo é feito no México sobre a base do Civic. Aliás, a cabine se parece bastante com a do sedã médio da Honda.

 

O novo SUV tem motor 2.0 16V apenas a gasolina que gera 161 cv de potência e 19,1 mkgf de torque. O câmbio é automático do tipo CVT. Assim, o ZR-V é menos potente que as versões de topo do HR-V, que são equipadas com o 1.5 turboflex de 177 cv e 24 mkgf.

 

Seja como for, o novato tem boa dirigibilidade e respostas adequadas. No entanto, a adoção de turbo certamente traria mais emoção ao volante.

 

Bem como melhoraria as acelerações e retomadas e o consumo de combustível. Segundo a tabela do Inmetro, o ZR-V roda, em média, 10,2 km na cidade e 12,1 km na estrada com um litro de gasolina.

 

O câmbio CVT também limita as respostas do motor 2.0. As borboletas atrás do volante para troca das marchas (virtuais) minimizam um pouco essa questão. Porém, não garantem respostas esportivas.

 

Vale dizer que o SUV vai muito bem em outros quesitos. A suspensão, por exemplo, do tipo McPherson na dianteira e Multilink atrás, proporcionam conforto e segurança sobretudo em curvas rápidas. Além disso, o bom isolamento acústico merece elogios.

 

No visual, o ZR-V agrada, mas está longe de inovar. Os faróis são do tipo Full-LEDs e têm formato achatado e horizontal, tal como no Civic. Já a grade dianteira hexagonal inclui grelha do tipo colmeia. Nas extremidades do para-choque, com formato “parrudo”, há duas tomadas de ar.

 

As dimensões do Z-RV são próximas às dos rivais. Ou seja, o comprimento é de 4,56 metros de comprimento, a l ar guraé de 1,84 me a distância entre o seixos, de2,65m.

 

Já o porta-malas, com 389 litros, é menor que o do Toyota Corolla Cross e do Jeep Compass, de, respectivamente, 440 e 410 l.

 

Na cabine, o acabamento é bom. O sistema multimídia tem tela flutuante de 9” e conexão com Android Auto (com uso de cabo) e Apple CarPlay.

 

O painel de instrumentos é uma tela digital de 7”. O freio de estacionamento é elétrico e há boa oferta de portas USB, incluindo dos tipos “A” e “C”. Há também carregador de celular por indução, teto solar, arcondicionado de duas zonas e volante multifuncional. O espaço amplo garante conforto para até cinco ocupantes. (Jornal do Carro/Jady Peroni)