Renault Captur vai sair de linha e a culpa não é do Kardian

Auto +

 

Demorou, mas o Renault Captur finalmente vai sair de linha. Durante evento de lançamento do Kardian, executivos da marca confirmaram a aposentadoria do SUV compacto que nunca mostrou ao que veio em nosso país. Surpreendentemente, a culpa não é do novo Renault Kardian.

 

Lançado no Brasil em 2017 e reestilizado na linha 2021, o SUV compacto se despede do mercado nacional silenciosamente. A Renault não fará nenhum anúncio ou divulgará o fim da produção do modelo, mas ele já parou de ser feito em Curitiba. Por isso, o que está nas concessionárias, é resto de estoque.

 

Grande parte do problema que levou o Captur a sair de linha se deu por conta do fim da produção do modelo na Rússia. Por lá, diversos fornecedores atuavam exportando peças essenciais para o Brasil. A Renault até tentou nacionalizar alguns componentes, mas o baixo volume de vendas junto do alto custo para produção desses itens inviabilizou o projeto.

 

Como resultado, não é mais possível fabricar o Captur e, como ele tinha pouca relevância na linha, foi morto. Dentro da linha Renault, o Duster já fazia melhor o papel que o Captur desempenhava, enquanto a chegada do Kardian trouxe uma alternativa mais urbana e barata ao Duster. Ou seja, mesmo sem o Captur, a Renault terá dois SUVs na linha.

 

Resto de estoque

 

Por enquanto, é possível encontrar o Renault Captur nas versões Zen de R$ 142.990, Intense R$ 149.590 e Iconic por R$ 164.190, mas sempre com generosos descontos para desovar logo estoque. A versão Zen é a mais difícil de encontrar com reduções, já que está acabando mais rápido por ser mais barata.

 

Todas as versões do Renault Captur são vendidas com motor 1.3 quatro cilindros turbo flex de 170 cv e 27,5 kgfm de torque. A transmissão automática do tipo CVT simula 8 marchas.

 

Vale ressaltar que na Europa ele já está na segunda geração, mas usa a plataforma semelhante à do Kardian. No Brasil, o modelo tinha plataforma de Sandero e era substancialmente maior que o SUV de mesmo nome (e visual) vendido na Europa. (Auto +/João Brigato)