Scania vai ampliar centro logístico de peças de reposição em Vinhedo (SP)

Transporte Moderno 

 

A Scania prepara a expansão do seu centro logístico de peças de reposição, que completa dez anos de operação na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo. Para aumentar o espaço físico, de 15 mil m2 para 22 mil m2, a empresa vai investir R$ 65,7 milhões. “Com esse aporte, estamos nos preparando para o futuro, sempre com foco na garantia da disponibilidade para os clientes”, afirma Paulo Moraes, vice-presidente de vendas e marketing da Scania América Latina.

 

Com o aumento de capacidade do centro logístico, a Scania pretende ampliar o número de mercados atendidos a partir do Brasil, melhorar a eficiência dos processos e fluxos, além de preparar o armazém para receber itens de novos produtos, como os veículos elétricos.

 

O centro logístico de Vinhedo movimenta diariamente 42 mil peças para abastecer 180 pontos no Brasil, entre concessionárias e postos de serviços Scania, além dos pontos de atendimento na Bélgica, África do Sul, América Central e sete unidades de negócios na América do Sul. Anualmente são mais de 172 mil quilômetros percorridos neste fluxo de distribuição, carregando mensalmente mais de mil toneladas de peças.

 

“Neste centro logístico, há espaço para expandir mais a capacidade, podendo chegar a 30 mil m2. Acredito que isso ocorrerá em oito anos, mas espero que seja antes”, comentou Ademir Egídio, gerente executivo de logística de peças.

 

O vice-presidente de vendas informou que o foco principal da ampliação do centro logístico é não deixar faltar produto. “Por isso temos que usar a nossa eficiência, o nosso conhecimento, a nossa tradição industrial nas operações logísticas para sempre otimizar custos, prazos e garantir o prazo de entrega, disse Moraes.

 

O centro de logística de Vinhedo faz parte da estrutura global de distribuição da Scania, com sintonia de fluxos, sendo a única unidade de negócio de logística e de reposição de peças da marca no mundo com estrutura semelhante à sua matriz logística, que fica na Bélgica. No fluxo de entrada, 60% das peças são importadas, recebendo de sete a oito contêineres por semana. Tem também 25% de peças de fornecedores nacionais, com coletas de produtos de 200 fornecedores locais e 15% vem da fábrica de São Bernardo do Campo – são conjuntos e componentes (cabines, motores e diferencial). Na operação de saída são despachadas mais de mil toneladas por mês, sendo 550 toneladas de peças para o mercado nacional e 440 toneladas para exportação. São faturadas 5.500 linhas por dia, com 20 despachos diariamente.

 

Em Vinhedo trabalham 140 pessoas, e o nível de serviço é de 97,4% para atender as cinco mil linhas de pedidos que chegam das concessionárias, o maior índice da história, segundo Egídio. Isso mostra a quantidade de pedidos que chegam e o quanto a equipe consegue atender de forma imediata. “É um patamar altíssimo quando comparado às grandes redes de varejo on-line”. (Transporte Moderno/Sonia Moraes)