Produção brasileira de ônibus cresce 9,1% até setembro

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A produção brasileira de carrocerias de ônibus apresentou crescimento de 9,1% de janeiro a setembro de 2023, com 14.888 unidades, em comparação com as 13.646 do mesmo período do ano anterior. Segundo dados da Fabus (Associação Brasileira dos Fabricantes de Ônibus), o resultado poderia ser ainda melhor se tivesse ocorrido pedidos para o programa Caminho da Escola este ano.

 

“Diferente do que ocorreu com a produção de chassis de ônibus, a demanda por carrocerias foi e continua aquecida. Houve um período, entre abril e junho que a falta de chassis prejudicou o ritmo de produção. No terceiro trimestre a produção continuou abaixo do ritmo normal, mas para este último semestre, as principais encarroçadoras estão coma carteira de pedidos fechada até o final de 2023”, comentou Ruben Bisi, presidente da Fabus.

 

Em razão da mudança de legislação de emissões e da entrada em vigor, em janeiro, do PROCONVE P8 (Euro 6), vários operadores de transporte anteciparam suas compras, o que resultou em um volume muito grande no primeiro trimestre. No segundo trimestre, com a escassez de chassis, a produção de ônibus caiu e ainda está abaixo da média mensal histórica.

 

As exportações apresentaram grande queda, de 51,5%, com 1.935 unidades contra 2.874 do mesmo período de 2022. Os principais mercados de exportação das encarroçadoras brasileiras tiveram desempenho abaixo do esperado, como alguns países da África e da América do Sul.

 

Se a licitação do programa Caminho da Escola, prevista para este ano e ainda sem a publicação do seu resultado, não tivesse atrasado, o resultado da produção brasileira de ônibus seria ainda melhor porque estão previstas 16.300 unidades de ônibus escolares que deverão ser produzidos entre o final deste ano e setembro de 2024.

 

Entre as marcas, a Marcopolo é a líder, com 4.970 unidades fabricadas, seguida pela Caio Induscar, com 4.813, e pela Mascarello, com 1.998 unidades. A Neobus ficou em quarto lugar, com 1.141 veículos e a Comil em quinto, com 1.007, seguida pela Carbuss, com 516 unidades.

 

A expectativa é de que no quarto trimestre a produção cresça e atinja 20.000 unidades, cerca de 5% acima do total fabricado em 2022. (Truck & Bus Builder América do Sul)