Renault apresenta Niagara Concept, com nova plataforma modular mundial

Frota & Cia

 

A Renault anunciou o lançamento de uma nova plataforma modular, extremamente flexível e adaptada a diferentes fontes de energia, para equipar inúmeros veículos da marca em nível mundial, incluindo a América Latina. A iniciativa faz parte do seu “International Game Plus 2027, perfeitamente em linha com plano estratégica da empresa, batizado de Renaulution. O objetivo é a meta de vender um veículo na versão híbrida ou elétrica a cada três veículos comercializados fora da Europa até 2007.

 

O primeiro produto da série é o Niagara Concept, uma picape equipada com nova tecnologia de motorização E Tech híbrida 4×4. A plataforma vai contar com uma arquitetura elétrica e eletrônica de última geração, compatível com todas as regulamentações em vigor atualmente e em um futuro próximo, promete a fabricantes. Junto com o modelo a empresa apresentou o Novo Kardian, um compacto do segmento B.

 

Segundo o fabricante, o Niagara Concept oferece um excelente conforto a bordo. O veículo será oferecido na versão 4×4 com performance off-road otimizada. Aliada a um duplo ajuste técnico: a motorização mild hybrid advanced (48 v) na frente, complementada por um motor elétrico adicional na traseira. Esta motorização permite cobrir metade dos trajetos diários no modo 100% elétrico, com redução equivalente nas emissões de CO2.

 

Plataforma versátil

 

A nova plataforma mundial do Renault Group vai atender a uma diversidade de produtos com comprimentos entre 4 a 5 metros, além de entre eixos com quatro medidas possíveis, de 2,60m a 3m. Os módulos traseiros, por sua vez, serão oferecidos com três comprimentos diferentes e variadas fontes de energia e motorizações.

 

“A própria arquitetura desta nova plataforma modular do Renault Group é extremamente flexível e competitiva. Com ela, poderemos oferecer modelos que agregam muito mais valor, eficiência e tecnologias relevantes aos nossos clientes em todo o mundo. Ela é um diferencial competitivo para que possamos nos destacar e avançar em nossa ofensiva mundial, graças a uma ampla gama de veículos. Estes produtos vão exibir um design fiel à nova identidade de marca da Renault, oferecendo tecnologias de motores adaptados a diferentes necessidades, além de baixo consumo, prazer de dirigir, um alto nível de conforto e comodidade, que fazem parte do DNA da nossa marca”, afirma Bruno Vanel, Vice-Presidente de Performance de Produto da marca Renault. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)