AutoIndústria
A informação é do sindicato dos metalúrgicos local: a General Motors demitiu 800 trabalhadores de sua fábrica de São José dos Campos, SP, cerca de 20% do quadro total da unidade que produz a picape S10 e o SUV Trailblazer.
O número vinha sendo mantido em segredo pela montadora, que também ainda não confirmou o contingente dispensado nas plantas de São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes, SP.
Segundo o sindicato, apenas ontem à noite a GM teria comunicado o número de trabalhadores demitidos, apesar do acordo de lay-off com garantia de estabilidade assinado pela empresa em junho.
As primeiras informações sobre corte de funcionários surgiram já no sábado, 21, quando os trabalhadores dispensados começaram a receber telegramas da empresa. Já na segunda-feira, 23, os funcionários entraram em greve, exigindo o cancelamento das demissões.
Em gesto simbólico, nesta quarta-feira,25, foram pendurados cerca de 100 uniformes na cerca próxima da portaria da fábrica.
Os sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes terão audiência até o fim da quarta-feira com o secretário de Estado da Fazenda e Planejamento Samuel Yoshiaki Oliveira Kinoshita. Também enviaram carta ao Governo Federal solicitando reunião com o Presidente Lula e o Ministério do Trabalho para discutirem medidas de socorro aos trabalhadores. (AutoIndústria)