Truck & Bus Builder América do Sul
O mercado do Uruguai completou o terceiro trimestre deste ano com a venda de 2.242 veículos comerciais (caminhões, ônibus e miniônibus), com crescimento de 8,8% em relação às 2061 unidades comercializadas no mesmo período de 2022. Segundo dados da ACAU (Associação do Comércio Automotor do Uruguai), foram 1.987 caminhões, 176 miniônibus e 79 ônibus.
No segmento de caminhões o aumento foi de 1,5% em relação às 1.957 unidades vendidas de janeiro a setembro do ano passado. O segmento de ônibus somou 79 veículos, 558,3% acima das 12 unidades comercializadas no mesmo período de 2022. E a categoria de miniônibus atingiu 179 unidades, 91,3% superior às 92 unidades faturadas ao longo dos três trimestres do ano anterior.
Em vendas realizadas de janeiro a setembro, no segmento de caminhões a liderança pertenceu à JAC com o total de 515 veículos, à frente da Volkswagen, com 426 unidades; da JMC, com 303; Foton, com 152, e da Mercedes-Benz, com 146 veículos.
Em ônibus, Scania e Volvo dividiram a liderança, com 31 veículos faturados nos nove primeiros meses deste ano. A Mercedes-Benz, na terceira classificação, vendeu 13 veículos, e a Volkswagen registrou 4 unidades.
Hyundai e Renault disputam a liderança do mercado de miniônibus, com liderança da marca chinesa, com 58 veículos, seguida pela Renault, com 53 veículos, Mercedes-Benz, com 44 veículos, e a chinesa JAC, com 14 unidades. A Iveco atingiu a venda de 6 unidades e a Foton apenas um veículo no ano. (Truck & Bus Builder América do Sul)