JBS Biodiesel é eleita a empresa mais eficiente na emissão de CBIOs em biodiesel

Coisas de Agora

 

A JBS Biodiesel, a maior produtora do biocombustível a partir do sebo bovino no Brasil, foi reconhecida como a empresa mais eficiente na emissão de créditos de descarbonização (CBIOs) no segmento de biodiesel. A Companhia recebeu o reconhecimento nesta segunda-feira (23), em São Paulo, durante o “DATAGRO Green Excellency Awards”, premiação da consultoria DATAGRO que reconhece as empresas com melhor desempenho na emissão de CBIOs.

 

A premiação foi recebida pelo presidente da JBS Novos Negócios, Nelson Dalcanale, e pelo diretor Comercial da JBS Biodiesel, Alexandre Pereira. Neste ano, foram avaliados trabalhos desenvolvidos por 37 companhias na categoria “Mais Eficientes em Geração de CBIOS em Biodiesel”, e a unidade da JBS Biodiesel em Lins, no interior de São Paulo, foi a grande vencedora.

 

Para chegar nas laureadas, a organização utiliza o rating de classificação da empresa Benri Ratings, que classifica as usinas mais eficientes na oferta de CBIO, considerando o quanto de biocombustível precisa ser produzido para gerar um 1 certificado de CBIO. As usinas mais eficientes são aquelas que precisam produzir menos para gerar 1 crédito. Os CBIOs representam cada tonelada de CO2 que deixou de ser emitida no processo de produção, distribuição e consumo do biocombustível.

 

O presidente da JBS Novos Negócios destaca que o conceito de economia circular está no centro da estratégia de negócio da JBS, que busca gerar valor com os resíduos dos seus processos produtivos e, ao mesmo tempo, mitigar os impactos ao meio ambiente das suas operações. “Por este motivo, ser reconhecida pela DATAGRO é especialmente importante para a JBS Biodiesel, já que evidencia que os investimentos realizados pela empresa para aprimorar seus processos levaram a unidade de Lins a atingir grau de eficiência superior”, destaca Dalcanale.

 

A JBS Biodiesel é atualmente a maior produtora brasileira de biodiesel a partir de resíduos orgânicos do processamento de bovinos e óleo de cozinha usado. A empresa possui três plantas em operação, nas cidades de Mafra (SC), Lins (SP) e Campo Verde (MT). Ao todo, tem capacidade de produzir 720 milhões de litros do combustível, o que representa cerca de 10% do consumo nacional. Além disso, a Companhia foi a primeira produtora de biocombustíveis apta para emitir CBIOs dentro do programa RenovaBio, do Governo Federal, de descarbonização do setor de combustíveis.

 

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 151 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável. (Coisas de Agora)