Stellantis coloca em ação estratégia em comerciais com 12 novos modelos

AutoIndústria

 

Complementar ao anunciado na semana passada com a apresentação do plano Stellantis Pro One, a fabricante revelou na segunda-feira, 23, renovação completa de veículos comerciais com a estreia mundial de 12 modelos.

 

Os lançamentos contemplam todas as categorias de vans com novos Citroën Berlingo, Jumpy e Jumper; Fiat Doblo, Scudo e Ducato; Opel/Vauxhall Combo, Vivaro e Movano; Peugeot Partner, Expert e Boxer; e até o fim de 2023 nova Ram ProMaster EV.

 

Os modelos fazem parte da segunda geração de comerciais com tecnologia de acionamento elétrico. Todas as linhas ainda receberam aperfeiçoamentos com sistema de segurança ativa ADAS e avanços no campo da conectividade. Até meados de 2024, as ofertas serão ampliadas com opções movidas a célula de combustível.

 

A Stellantis fala agora em autonomias de 330 quilômetros nos comerciais compactos, de 350 km nos médios e de 420 km nos grandes. As baterias variam de 50 kWh a 110 kWh. Em estações de carregamento rápido de 150 kW, os veículos da categoria grande levarão menos de uma hora para armazenar até 80% da capacidade energética.

 

Dentre os avanços aplicados nas gamas, o sistema de freios regenerativos pode ser acionado por botão no volante, que considera modos de acordo com o peso de veículo e condições de tráfego. Os veículos receberam nova arquitetura que, na prática, providenciou painéis de instrumentos e displays em telas maiores, mais intuitivas e personalizáveis.

 

A conectividade mantém motoristas e gestores informados em tempo real, além de o sistema contar com atualizações permanentes via nuvem. Em particular nas vans compactas, uma nova estação de smartphone permite que o celular se torne um painel de controle de veículos, enquanto as grandes passam a ter assistentes de direção nível 2, com função Stop and Go, auxílio de permanência em faixa e alerta de tráfego intenso. (AutoIndústria)