Motor 1
Especulado desde o início do ano, o inédito ‘SUV raiz’ de porte intermediário desenvolvido pela Toyota parece cada vez mais próximo de se tornar realidade. Tratado como versão de produção do conceito Compact Cruiser EV revelado em 2021, o modelo fará parte da família Land Cruiser e chegará ao portfólio da marca como alternativa mais robusta ao Corolla Cross.
Segundo especulações, o modelo terá design bastante fiel ao conceito e apostará forte nas linhas quadradas e bem recortadas da carroceria. Outra novidade diz respeito ao nome, já que rumores recentes indicam que o modelo deverá se chamar “Land Hopper”. O batismo foi recentemente registrado pela Toyota no Japão e pode ser traduzido do inglês como “saltador” ou “pulador”.
Estruturalmente, o Land Hopper adotará a conhecida plataforma TNGA na versão “F” especialmente pensada para modelos construídos com carroceria sobre chassi. Em termos de tamanho, terá aproximadamente 4.350 mm de comprimento, 1.860 mm de largura e 1.880 mm de altura. No geral, se aproximará do porte do Corolla Cross, porém com proposta totalmente diferente. A ideia será posicioná-lo como rival do Suzuki Jimny de quatro portas, embora ligeiramente maior.
Sob o capô, todos os rumores apontam para adoção de motorizações tracionais (gasolina e diesel), híbridas e até elétricas. O motor 2.8 turbodiesel da Hilux e do Prado vem sendo bastante especulado, assim como o 2.0 Dynamic Force a gasolina do Corolla Cross. A versão elétrica também está sendo desenvolvida e adotará o mesmo conjunto da ainda inédita Tacoma elétrica. Será vendida em mercado selecionados.
Ao que tudo indica, o modelo será produzido na Tailândia (importante plataforma de desenvolvimento e produção de veículos da Toyota) e exportado para todos os principais mercados do sudeste asiático. A apresentação no Salão de Tóquio no final do mês é uma possibilidade. A conferir. (Motor 1/Dyogo Fagundes)