AutoIndústria
O carro elétrico de entrada da JAC esta mais barato. O compacto E-JS1 custa agora R$ 126.900,00 em versão única e que só tem pintura metálica (R$ 2.000,00) e rodas de liga leve (R$ 1.600,00) como opcionais.
JAC Motors Brasil diz que a redução de R$ 9 mil foi possível “após uma renegociação com a matriz da empresa, que viu a possibilidade de expandir o volume de vendas do modelo no Brasil”.
O E-JS1 é o carro mais vendido da marca. De janeiro a setembro, acumulou 349 licenciamentos, 60% do total de 579 automóveis e comerciais leves vendidos pela JAC no período. O segundo modelo mais negociado, o SUV compacto E-JS4, vem bem atrás, com somente 87 emplacamentos.
Em 2022, o E-JS1 também liderou as vendas da JAC, com 611 unidades, metade das 1.211 unidades de toda a linha de produtos, exclusivamente elétrica.
“Embora o volume de vendas de modelos 100% elétricos ainda seja pequeno no Brasil, inferior a 1%, o crescimento desse segmento, que registrou alta de cerca de 45% de janeiro a setembro, chamou a atenção da JAC Motors na China”, afirmou Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.
“Explicamos que o impacto de cerca de 5% a 7% no reposicionamento do preço refletiria num aumento de 20% a 30% nas vendas do E-JS1. E a matriz concordou”, completou.
Na verdade, esta é a terceira redução de preços do carro de entrada da JAC desde meados deste ano. Até julho — período em que começaram a chegara adversários diretos de faixa de preço das também chinesas GWM e da BYD — o modelo movido a bateria custava perto de R$ 146 mil, caiu depois pra R$ 140 mil e até a terça-feira, 17, o preço sugerido já era de R$ 136 mil.
Não se trata, porém, de estratégia exclusiva da JAC para combater o avanço da concorrência. Nos últimos dois meses, quase que semanalmente são anunciados preços menores de modelos nos patamares dos elétricos de entrada da BYD e GWM e até de segmentos superiores e de híbridos.
Também têm sido criadas versões mais baratas. Nesta quinta-feira, 19, por exemplo, foi a vez da Kia anunciar o início de vendas da nova configuração EX do Niro 2024, híbrido que dispõe de motor a gasolina 1.6 e outro elétrico. Com 141 cavalos combinados, faz até 19,8 km/l na cidade, segundo a marca.
O preço sugerido da nova EX é de R$ 199.990,00, perto de R$ 5 mil a menos do que a oferecida na linha 2023. Pela outra única opção disponível, a SX Prestige, a Kia cobra muito mais, R$ 244 mil na linha 2023/2024. Mas já oferece bônus de R$ 14 mil, o que reduz a conta para R$ 230 mil, ainda assim valor que já parece salgado para o segmento. (AutoIndústria)