Volvo e Danfoss introduzem primeira frota de caminhões elétricos disponível 24 horas por dia

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A Volvo começou a entregar os primeiros caminhões elétricos para transporte de cargas pesadas do mundo para a Danfoss. Os e-trucks operarão em rotas fixas entre as unidades da Danfoss na Dinamarca, e um dos caminhões operará 24 horas por dia, cinco dias por semana, sem paralizações significativas para recarregar suas baterias.

 

A entrega dos três primeiros e-trucks faz parte de uma parceria mais ampla entre a Volvo Trucks e a Danfoss, focada em operações de transporte elétrico sustentáveis e pioneiras. Nove caminhões totalmente elétricos da Volvo deverão entrar em operação antes de 2024. Com essa transformação, a Danfoss será a primeira empresa da Dinamarca a ter uma frota de caminhões em operação disponível 24 horas por dia. Quando o projeto tiver sido totalmente implementado, os e-trucks reduzirão as emissões dos escopos 1 e 2 da Danfoss na Dinamarca em 10-15%, com o benefício extra de poluição sonora e atmosférica quase zero, garantindo assim um ambiente de trabalho consideravelmente melhor para seus motoristas.

 

Torben Christensen, Diretor Chefe de Sustentabilidade, e Chefe de Serviços Globais da Danfoss, afirma: “A mudança para veículos elétricos faz parte do compromisso da Danfoss de se tornar neutra em carbono para as emissões dos escopos 1 e 2 até 2030. Com esses novos e-trucks da Volvo, acrescentamos velocidade extra à descarbonização das operações da Danfoss. Ao realizarmos a transição da nossa própria frota de veículos de transporte para que se tornem totalmente elétricos, queremos demonstrar aos nossos clientes e para outras empresas do mundo todo que é um desafio mas não impossível mudar para veículos de transporte elétricos, e é algo essencial se você deseja realmente descarbonizar seus negócios.”

 

A Danfoss juntou-se à iniciativa EV100 do Climate Group em 2019 e assumiu o compromisso de realizar a transição de toda a frota de veículos da empresa para veículos elétricos até 2030 no mais tardar. A transição de veículos movidos a diesel para veículos totalmente elétricos é um passo importante para nos tornamos neutros em carbono segundo as metas de emissões dos escopos 1 e 2 até 2030.

 

Joakim Nilsson, Gerente de Desenvolvimento de Negócios – Zero Emissões, Volvo, disse que: “Isso é um testemunho inquestionável de que a colaboração entre os setores é algo necessário, mas também oferece oportunidades fantásticas. A Danfoss é fornecedora de componentes críticos para caminhões elétricos e é fantástico vermos que eles estão servindo de exemplo e transformando toda a sua frota para adotar veículos elétricos. É uma enorme satisfação termos a Danfoss como nossa parceira, e que possamos dar conjuntamente esses passos tão importantes em direção ao marco de zero emissões e mostrar para o mundo o que pode ser feito se você realmente se dedica a isso.”

 

De acordo com a Agência Internacional de Energia, caminhões pesados foram responsáveis por 1.776 Mt CO2 em 2020[1]. A Volvo Trucks estabeleceu uma meta global de que até 2030, 50% de todos os novos caminhões vendidos sejam movidos por baterias ou células de combustível elétricas. A transição para veículos elétricos está sendo liderada pela Europa, onde a Volvo tem a ambição de fazer com que cerca de 70% de todos os novos caminhões vendidos na Europa até 2030 sejam elétricos.

 

Tecnologia de carregamento avançada

 

Os novos e-trucks disponíveis 24 horas por dia operarão em uma rota entre as unidades da Danfoss na Dinamarca. Supercarregadores customizados serão utilizados para carregar rapidamente a bateria dos caminhões durante as operações de carga e descarga em cada parada – geralmente cerca de 15 minutos. Os caminhões serão carregados através da infraestrutura de carregamento fornecida pela empresa dinamarquesa GodEnergi.

 

A tecnologia de carregamento avançada e o trecho relativamente curto da rota permitirão que os caminhões elétricos estejam continuamente em serviço 24 horas por dia, por até cinco dias por semana, com um carregamento noturno mais longo só sendo necessário durante finais de semana quando os caminhões não são utilizados nas operações da empresa. Como a Danfoss assinou acordos para a aquisição de energia para suas unidades na Dinamarca, uma parte substancial da energia consumida será sustentável.

 

Tecnologia da Danfoss nos caminhões

 

A parceria entre a Volvo Trucks e a Danfoss é o ponto culminante de uma colaboração estratégica mais ampla entre as empresas para promover operações de transporte elétrico pioneiras e sustentáveis.

 

A Danfoss Editron está fornecendo o sistema On-Board Charger and Electric Power Supply (OCEPS) para todos os caminhões elétricos da Volvo, que garante carregamento AC noturno rápido e é um fator chave para permitir a eletrificação de caminhões e ônibus rodoviários, assim como para veículos pesados. A funcionalidade dual do OCEPS fornece 43 kW de potência para carregar um caminhão durante a noite (8-9 h) utilizando ao mesmo tempo tomadas elétrica AC prontamente disponíveis. Isso possibilita a mobilização rápida de caminhões EV, minimizando ao mesmo tempo os custos da infraestrutura de carregamento para usuários finais.

 

Embora o carregamento DC seja mais rápido e seja a opção preferencial de forma geral, a capacidade de carregar rapidamente com alimentação AC (isto é, conectar diretamente na rede elétrica para carregar a bateria) é crucial para proporcionar flexibilidade para veículos elétricos pesados. O rápido carregamento AC é necessário para eliminar problemas de milhagem para veículos comerciais que realizam entregas em rotas variáveis, ou veículos usados em canteiros de obras onde não é possível acessar tomadas para carregamento DC.

 

Esse produto único e exclusivo também atua como Tomada de Força Elétrica (Power Take-Off – ePTO) de 43 kW para alimentar funções de trabalho em veículos pesados, tais como escavadoras e carregadeiras de rodas.

 

Semikron Danfoss, empresa fruto da recente fusão entre a SEMIKRON e a Danfoss Silicon Power, está oferecendo inversores de tração SKAI2HV projetados para aplicações em ônibus, nos setores de construção e transporte marítimo, e em caminhões para a Volvo Trucks. (Motor Mais)