Mercado de Frotas no Brasil deve crescer, aponta pesquisa

Frota & Cia

 

Uma recente pesquisa do Arval Mobility Observatory (Barômetro de Frotas & Mobilidade 2023) apontou uma tendência das empresas brasileiras de apostar no leasing operacional para ampliar suas frotas. Principalmente com tendências para veículos de fontes alternativas.

 

28% dos tomadores de decisão acreditam que frota irá crescer (ante 27% no mercado global) e 60% que permanecerá estável nos próximos três anos (64% no global). Cerca de 39% declararam intenção de introduzir ou aumentar o uso de leasing para carros de passageiros e veículos comerciais leves (à frente de Alemanha (21%).

 

Outro ponto interessante é a ideia de usar pelo menos uma tecnologia alternativa de combustível. 43% das empresas brasileiras consideram usar e 13% já usam alguma dessas (entre HEV, PHEV e 100% BEV).

 

Carros elétricos

 

A pesquisa citou que 22% das empresas brasileiras entrevistadas já usam ou pensam em usar nos próximos três anos carros de passeio híbridose 7% já os usam; 16% já usam ou são favoráveis ao uso de carros totalmente elétricos 100% movidos a bateria e 3% já usam, e 9% já utilizam ou consideram utilizar veículo elétrico com célula de combustível de hidrogênio na frota de veículos comerciais leves.

 

O método da pesquisa

 

A pesquisa entrevistou, pela primeira vez, 8.622 tomadores de decisão de frotas corporativas em 30 países. Única em abrangência e em temas discutidos, a pesquisa aponta cinco principais macrotendências para os próximos três anos:

 

  • O tamanho da frota da empresa deve continuar aumentando ou permanecerá estável
  • A modalidade de financiamento por contrato de leasing de serviço completo continuará em expansão em todos os países
  • A transição energética está se acelerando
  • As soluções de mobilidade têm sido cada vez mais implementadas como um complemento aos carros da empresa
  • Os serviços conectados continuam a crescer

 

Carro corporativo

 

De modo geral as empresas estão bem incorporadas às soluções de mobilidade e 71% já implementaram pelo menos um esquema alternativo para seus funcionários. Nos próximos três anos, 88% pretendem investir em carros corporativos, bicicletas ou orçamento de mobilidade.

 

No Brasil, os dados mostram que 37% consideram implementar o carro corporativo compartilhado nos próximos 3 anos. Carona compartilhada (29%) e compartilhamento de bicicletas ou motos (38%) também estão entre os desejos.

 

“O Barômetro mostra que o Brasil está alinhado às tendências globais dos países mais desenvolvidos para os próximos três anos, especialmente em relação à busca por soluções de transição energética e de mobilidade corporativa. Estamos muito otimistas com esse resultado, pois nos dá condições de atender todas as demandas dos tomadores de decisão, com produtos criados para cada necessidade”, diz Carlos Lopes, CEO da Arval Brasil

 

A pesquisa independente do Arval Observatory Mobility foi realizada com gestores de frotas de 8.622 empresas entre 18 de agosto e 11 de novembro de 2022 em 25 países e entre 9 de janeiro e 30 de março de 2023. As empresas em estudo operavam pelo menos um veículo. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)