Agência epbr
A No Carbon, empresa de locação de veículos elétricos da JBS, anunciou nesta quarta (11/10) um acordo com a EZVolt, da Vibra, para ampliar os pontos de recarga para caminhões frigoríficos.
A No Carbon já conta com 100 pontos e espera ter mais 30 instalados até o final do ano. Os carregadores da EZVolt estão em 11 centros de distribuição da JBS em dez estados brasileiros.
Lançada em 2022, a No Carbon conta atualmente com 260 caminhões frigoríficos movidos exclusivamente por eletricidade. A frota é responsável hoje pela distribuição dos produtos das marcas Friboi, Seara e Swift em viagens dentro de centros urbanos em diferentes regiões do País.
“Nosso objetivo é seguir ampliando as nossas soluções de logísticas sustentáveis e de baixo carbono, razão pela qual estamos investindo na ampliação de nossas redes de recarga para os caminhões”, explica Armando Volpe, diretor comercial da No Carbon na JBS.
Para abastecer os caminhões elétricos da No Carbon, a EZVolt instalou carregadores nos centros de distribuição da Seara e da Friboi no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal e São Paulo.
A frota da No Carbon conta ainda com o apoio de uma rede de hubs de recarga ultrarrápida, que podem recarregar a bateria do veículo em até uma hora, para eventual necessidade de carga ao longo de sua rota.
Novos modelos de negócios
O acordo firmado entre a JBS e a EzVolt é na modalidade conhecida como “charge as a service”, em que a startup apoia a empresa em todas as etapas da migração da frota, fazendo desde os estudos de viabilidade técnica e operacional até a entrega dos equipamentos de recarga.
O investimento para aquisição e instalação dos equipamentos e da infraestrutura ficam a cargo da EZVolt, que fornece ainda o software de gestão de recargas para que a No Carbon tenha acesso a todos os relatórios de consumo de energia dos veículos.
Todos os hubs de recarga da JBS são monitorados 24 horas por um centro de controle da EZVolt, garantindo dessa forma a confiabilidade do serviço de recarga, que tem um nível de serviço de funcionamento de até 97% do tempo.
“Nossa opção de aportar recursos próprios arcando com o investimento de implantação da rede de recarga demonstra que estamos alinhados à nova cultura em que as empresas optam pela contratação de um serviço de qualidade em vez de tentar comprar equipamentos por conta própria e levar uma operação complexa como essa para dentro de casa”, afirma Gustavo Tannure, CEO da EZVolt.
Logística descarbonizada
Os caminhões elétricos ajudam a reduzir a pegada de carbono associada à cadeia de suprimentos (Escopo 3).
Desde o lançamento da No Carbon, em 2022, os veículos já percorreram cerca de 3,4 milhões de quilômetros para a entrega dos produtos da JBS.
A companhia calcula que já deixou de emitir cerca de 2 mil toneladas de CO2 na atmosfera com a substituição de diesel fóssil por eletricidade. O volume equivale ao plantio de 270,2 mil árvores. (Agência epbr)