Estradão
A brasileira Marcopolo lança, no Busworld Europa, o ônibus Audace 1050 movido a célula a hidrogênio. O novo modelo, feito pela Marcopolo China, tem chassi desenvolvido pela Allenbus. Além disso, as células a combustível são da Sinosynergy. Conforme a Marcopolo, o Audace 1050 tem preço sugerido de cerca de US$ 500 mil. Ou seja, uns R$ 2,5 milhões na conversão direta, sem taxas.
O ônibus também já está sendo homologado para vários mercados. Aliás, a modelo exposto no salão já foi vendido e vai atuar em Israel. Conforme a Marcopolo, para atender as especificidades da operação, os cilindros ficam na parte inferior.
Porém, o diretor da Marcopolo China, Hans Jorg Ehlers, diz que haverá uma nova versão, batizada de Audace 900. Nesse caso, os cilindros vão ficar no teto do ônibus.
Ainda conforme Ehlers, o Audace a hidrogênio atende operações intermunicipais, com foco no turismo. Ou mesmo o fretamento, como o transporte de funcionários de empresas.
Segundo a Marcopolo, já há negociações em andamento com operadoras de vários países. É o caso de Alemanha, Espanha e Austrália, por exemplo. Além disso, clientes do Chile e do Peru também estão interessados no modelo. Nesse caso, para o transporte de funcionários em mineradoras.
Conforme a Marcopolo, o modelo poderia ser vendido no Brasil. Porém, para isso seria preciso haver infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio. O País ainda não conta com esse tipo de serviço.
Audace a hidrogênio
O ônibus apresentado no Busworld tem capacidade para transportar 53 passageiros. De acordo com a Marcopolo, a autonomia supera os 500 km com quatro cilindros de hidrogênio. Com 12,9 metros de comprimento e 2,5 m de largura, o modelo tem opções de distância entre os eixos de 6 m a 6,5 m.
Além disso, há versão com seis cilindros de hidrogênio. Portanto, a autonomia chega a 900 Km. Seja como for, de série o Marcopolo Audace tem motor Danfos elétrico, síncrono de ímã permanente. Assim, a potência nominal equivale a 140 kw e 190 cv, com pico de 222kw. Já o torque varia de 50,5 a 73,5 mkgf.
O ônibus traz duas baterias Fuel Cell Sinosynergy G80-001, de 160 kw. E sistema de refrigeração a água, com quatro pacotes de bateria de armazenamento CATL, LiFeO (Lítio Ferro). Além disso, conta com transmissão Eaton AMT de 4 velocidades.
Assim como eixo dianteiro independente ZF RL75E e eixo traseiro motriz ZF AV133. Além de caixa hidráulica ZF THP90, sistema de suspensão pneumática Knorr e freios Knorr (com EBS, ESP, AEB, LDWS).
O Audace também pode ter versão elétrica alimentada por baterias. Nesse caso, têm 12 pacotes e 423 Kwh de capacidade. Assim, a autonomia chega a 500 km em operações rodoviárias. Porém, no uso 100% urbano o ônibus pode rodar 600 km entre as recargas.
Sistema elétrico a hidrogênio
Seja como for, na configuração com célula a combustível, o hidrogênio é utilizado na forma de gás. Segundo o gerente comercial de mercado da Marcopolo, Vinícius Renê Tregansin, quando for preciso maior torque, o hidrogênio alimenta o motor. Mas em velocidade de cruzeiro, por exemplo, o gás também é usado para gerar eletricidade e recarregar as baterias. (Estradão/Andrea Ramos)