Hyundai caminha para recorde de produção no Brasil em 2023

AutoIndústria

 

Um Creta Ultimate 2.0, na cor prata, foi escolhido pelo Hyundai para representar o marco de 2 milhões de automóveis da marca produzidos no Brasil, patamar alcançado oficialmente nesta segunda-feira, 9.

 

A fábrica de Piracicaba, SP, iniciou sua operação  em 20 de setembro de 2012. O SUV topo de linha número 2 milhões foi fabricado, portanto, após exatos 11 anos e 20 dias. Já a marca de 1 milhão de unidades foi registrada em 2018, apenas 5 anos e 10 meses depois da inauguração da planta paulista e do primeiro HB20 produzido.

 

“Os 2 milhões de veículos produzidos em tempo recorde comprova a excelente utilização de nossa capacidade instalada, sem praticamente qualquer interrupção ou redução de nossos turnos”, comemora Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul.

 

Desde 2019, após duas grandes intervenções e investimentos para aumento da capacidade produtiva, Piracicaba pode produzir 210 mil unidades por ano em três turnos de trabalho, ante 150 mil do projeto inicial.

 

A utilização média em 11 anos ficou acima 95%, calcula — e comemora — a Hyundai. O recorde anual foi alcançado em 2022, quando 209 mil veículos deixaram a linha de montagem e superaram as 203 mil registradas em 2019, último ano pré-pandemia.

 

Não será surpresa se um novo recorde, ainda que por pouco, for estabelecido ao fim deste ano. De janeiro a setembro, a planta paulista já produziu mais de 160 mil unidades. Basta, portanto, manter no quarto trimestre a média mensal de quase 18 mil unidades registrada nesse período e a Hyundai alcançará pelo menos 211 mil veículos produzidos em 2023.

 

Mercado interno

 

O pioneiro HB20 representa a grande maioria da produção brasileira da Hyundai. Considerando as configurações de carroceria hatch e sedã, já são mais de 1,6 milhão de unidades fabricadas. Lançado em 2017, o Creta responde pelos 400 mil veículos restantes.

 

O destino de quase todos os automóveis montados em Piracicaba foi o mercado interno. Somente 60 mil unidades, ou 3% do total, seguiram para outros mercados ao longo de mais de uma década. E sempre países da América Latina, dentre eles Argentina, Colômbia, México, Paraguai e Uruguai.

 

A Hyundai é quinta marca de automóveis e comerciais leves mais vendida no Brasil, somando os licenciamentos de veículos fabricados em Piracicaba e também importados e os montados pela parceira Caoa em Anápolis, GO. Foram registradas 128 mil unidades nos primeiros nove meses de 2023, a quase totalidade de automóveis e SUVs, segundo a Fenabrave.

 

Com 61,8 mil unidades, o HB020 hatch é o terceiro automóvel de passeio mais emplacado no período, atrás apenas do Volkswagen Polo (71,9 mil) e do Chevrolet Onix (70,8 mil). A marca negociou ainda 44,9 mil Creta e 20,5 mil HB20 S. (AutoIndústria/George Guimarães)