Truck & Bus Builder América do Sul
Empresa quer fornecer seus sistemas de trem de força elétrico para os segmentos de caminhões, tratores de terminais, aplicações marítimas, industriais e militares
A unidade de negócios Power & Propulsion Solutions (PPS) da BAE Systems, um dos principais fornecedores globais de sistemas de propulsão híbridos e totalmente elétricos em série para os mercados de ônibus urbanos na Europa e na América do Norte, com mais de 16.000 conjuntos em operação, está explorando o potencial de novas aplicações para seus produtos de trem de força elétrico, com foco nos segmentos de caminhões, tratores de terminais, aplicações marítimas, industriais e militares.
De acordo com Tom Webb, diretor de Desenvolvimento de Negócios da BAE Systems, esse potencial de diversificação estava previsto há algum tempo, mas a pandemia de covid retardou muito o processo de expansão de mercado, o que, por sua vez, atrasou o progresso da empresa na análise dos diferentes potenciais segmentos.
Webb disse que o cenário e as condições do mercado hoje para híbridos e elétricos são muito diferentes da década de 1990, quando a hibridização e a eletrificação eram vistas apenas como uma novidade. Naquela época, a BAE Systems foi pioneira nesta área e certamente moldou o mercado de ônibus urbanos híbridos elétricos, especialmente na América do Norte e na Europa. No entanto, essa experiência e desenvolvimento de produtos de sistemas híbridos elétricos em série da BAE Systems em ônibus urbanos colocaram a divisão PPS da BAE Systems em uma posição forte para conquistar novos negócios em outros segmentos de mercado.
Embora Webb reconheça que o segmento de caminhões é enorme em comparação com o de ônibus, ele vê que a principal diferença em relação ao ônibus de transporte público de 25 a 30 anos atrás é que a eletrificação em caminhões hoje está sendo adotada e aceita em muitos mercados em todo o mundo. No entanto, a aceitação do acionamento elétrico e sua adoção vem mais dos OEMs e startups existentes do que dos próprios operadores no mercado.
“Então, neste momento, os dois principais problemas com o caminhão elétrico são que os operadores não podem ‘abastecê-lo’ e não conseguem ver um caso de negócio para ele ainda!”, explica Webb.
O desenvolvimento de mercados de caminhões limpos e com emissões zero (fora da China) ainda levará algum tempo, conclui Webb. Isto não se deve à falta de opções disponíveis para veículos movidos a combustíveis fósseis, mas sim à falta de infraestruturas para abastecer ou alimentar estes veículos e ao atual TCO comparativamente elevado quando medido em relação aos caminhões movidos a diesel.
Webb afirma que, segundo as principais montadoras da América do Norte, as vendas de caminhões com emissão zero será de 300 unidades, em 2023, e talvez 1.200 nos anos seguintes.
Outros segmentos de mercado
Historicamente, o principal negócio e experiência da BAE Systems tem sido em ônibus urbanos na América do Norte, Reino Unido e Europa, mas também teve êxito em programas com veículos terrestres militares (devido à forte presença da empresa nos segmentos aeroespacial e de defesa) e com o negócio marítimo durante a última década.
A BAE Systems também realizou a instalação de sistemas híbridos e elétricos em vários caminhões nas últimas duas décadas, principalmente em veículos híbridos de coleta de lixo nos EUA e no Reino Unido. Ela também conduziu muitos projetos-piloto com células de combustível de Hidrogênio em ônibus urbanos nos últimos 20 anos e, mais recentemente, em unidades tratoras elétricas de terminais Classe 8 movidas a células de combustível para uma empresa no sudoeste dos EUA.
O foco atual da BAE Systems está, portanto, nos segmentos vocacionais ou de nicho de mercado de volume, dos quais o ônibus de transporte público é apenas parte, mas também normalmente onde as aplicações operam em ciclos pesados ou severos (ou seja, rodam muitas horas, consomem muito combustível) como veículos de lixo, tratores terminais, veículos de aeroporto e de armazém, entre outros. A empresa também está analisando aplicações off-road, incluindo a mineração, onde há muitos bolsões onde os sistemas de trem de força da BAE Systems são adequados, novamente em grande parte devido ao ciclo de trabalho e onde o e-drive pode trazer maior eficiência. Webb disse que também se concentra nestes diferentes setores de nicho por causa da política (política e financiamento), bem como pela imagem visual associada à mudança para emissões zero para melhorar a qualidade do ar ou para reduzir o ruído, bem como os benefícios das alterações climáticas.
A eletrônica de potência está no núcleo dos negócios da BAE Systems. Ela projeta e constrói sistemas eletrônicos de potência do zero, e tem feito isso em aeronaves há muitas décadas e em veículos comerciais há mais de vinte anos, especificamente em ônibus urbanos. Embora também construa motores e baterias, com sua eletrônica de potência modular, tem a flexibilidade de usar fornecedores externos de baterias e motores e outros componentes dos quais há um número crescente. “Existem, no entanto, poucos outros fornecedores de eletrônica de potência no mercado de transporte pesado e aqueles que o são, muitas vezes não têm o mesmo nível de experiência da BAE Systems, nem o volume de produtos em campo”.
Os últimos 25 anos de trabalho no setor de ônibus de transporte pesado permitiram que a BAE Systems ganhasse o conhecimento e a experiência correta para projetar um produto funcional e confiável, híbrido e elétrico, para este mercado e outros tipos de aplicações semelhantes. A empresa já lançou três gerações de sistemas e o mais recente Gen3 está sendo utilizado nos ônibus da Novabus e também para o segmento de caminhões.
“Achamos que aprendemos muitas lições e passamos por muitas daquelas etapas que o mercado de caminhões ainda vai precisar passar”, afirma o executivo.
Os sistemas Gen3 e Gen2 desenvolvidos para veículos totalmente elétricos, híbridos e movidos por célula de combustível de Hidrogênio podem ser utilizados em veículos comerciais pesados, desde 18 mil quilos de PBT até 30 mil kg. Compactos e eficientes, utilizam 50% menos conexões, fios e cabos do que disponíveis no mercado, o que garante maior confiabilidade e eficiência, com menores complexidade e custo operacional. (Truck & Bus Builder América do Sul)