Vrum
A Honda oficializou, nesta segunda-feira (9), o lançamento da nova geração do Accord, que chega importado dos EUA em versão única híbrida, batizada de Advanced Hybrid. Com um preço um tanto salgado, partindo dos R$ 324.900, o modelo ocupará a posição de topo no portfólio nacional da marca, sendo o maior sedan da fabricante japonesa vendido por aqui.
Outro destaque do veículo será o baixo consumo: segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Accord híbrido tem consumo de 17,8km/l na cidade urbano e 16,1km/l na estrada.
Tais valores são proporcionados por um motor 2.0 aspirado a gasolina de 146cv de potência e 19,2kgfm de torque, associado a outros dois propulsores elétricos, sendo um de tração e outro destinado à geração de energia para a IPU (Intelligent Power Unit). A potência total entregue é de 207cv, e o câmbio é automático do tipo c-CVT.
Ao todo, são oferecidos três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão).
No que diz respeito ao design, o novo Honda Accord segue aos moldes da nova geração do Civic. Na frente, os faróis são mais afilados e os detalhes cromados foram retirados, trazendo “um ar” mais convencional e discreto ao modelo.
Na traseira, as lanternas são interligadas em uma faixa escura que atravessa o veículo de ponta à ponta – algo semelhante ao que vemos nos Volkswagen T-Cross e Nivus, por exemplo. As rodas, por sua vez, são de 18 polegadas.
Diferentemente do Civic, no entanto, o Honda Accord é um sedan de dimensões mais avantajadas: com 4,97m de comprimento, 2,83m de entre-eixos, 1,46m de altura e 1,86m de largura. Já o porta-malas tem 574 litros de capacidade.
O interior, por fim, é moderno e bem acabado, com bancos, volante, alavanca e painéis de porta forrados em couro natural previamente amaciado. O assento do motorista tem também ajuste elétrico e de memória.
O Accord Advanced Hybrid pode ser comprado nas cores Prata Esterlina Metálico, Preto Cristal Perolizado ou Branco Topázio Perolizado. Por dentro, o revestimento será cinza claro quando o carro for branco e preto nos demais casos.
Entre os equipamentos oferecidos na nova geração do Honda Accord, estão: painel de instrumentos de 10,2 polegadas; central multimídia de 12,3″ com conexão de celular sem fio; ar-condicionado de duas zonas, digital, automático e com saída para segunda fileira; sistema de som com 12 alto-falantes; quatro entradas USB-C iluminadas; carregador de celular por indução no console central; e outros.
O pacote de assistência e segurança também veio recheado, com câmera de alta capacidade instalada no topo do para-brisa, radar de ondas milimétricas na grade frontal, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem para mitigação de colisão, sistema de assistência de permanência em faixa, sistema para mitigação de evasão de pista, farol alto automático e 8 airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 do tipo cortina e 2 de joelhos).
O novo Accord híbrido tem, ainda, monitor de atenção do motorista, assistente de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas e outros. (Vrum/Laura Carellos)