Fiat Strada e Volkswagen Polo Track impulsionam vendas dreitas em setembro

Motor 1

 

Após meses com as vendas no varejo na liderança, as vendas diretas cresceram em setembro de 2023, a ponto de representar 54,84% dos emplacamentos no mês, com 102.788 unidades registradas. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o resultado é positivo por ter segurado a queda nas vendas do varejo.

 

De acordo com Andreta Jr, presidente da Fenabrave, as vendas corporativas mostrou uma recuperação em relação a agosto e mostra que o mercado está se reerguendo, boa parte graças ao comercio para empresas.

 

Como esperado, a liderança na categoria é da Fiat Strada, com 10.229 unidades emplacadas, o que representa 79,70% de suas vendas totais em setembro. O Volkswagen Polo (6.755) foi o segundo colocado, impulsionado pela versão Track, a ponto de 70,99% de seus emplacamentos terem sido nas vendas diretas. Completando o pódio está o Hyundai HB20, que ainda é muito procurado pelas locadoras, com 5.519 unidades, 67,69% de participação.

 

O Chevrolet Onix Plus é o mais procurado entre os sedãs, contabilizando 4.821 unidades (71,02%). A GM também tem a liderança entre os SUVs compactos, com o Tracker emplacando 3.105 veículos, mesmo que a participação das vendas diretas tenha sido de somente 47,50% – é uma porcentagem pequena, considerando que o Jeep Renegade (2.236) deve 59,52% de seus emplacamentos no mês para a modalidade, e o Renault Duster (1.815) alcança os 69,86%.

 

Reestilizada recentemente, a Volkswagen Saveiro mostra que posicioná-la como uma opção voltada para empresas deu certo, pois emplacou 4.808 unidades, nada menos que 96,68% de todas as unidades que vendeu no mês.

 

Falando em porcentagens altas de participação nas vendas corporativas, o GWM Haval H6 aparece na lista com 1.305 unidades, o que são 99,85% do total – somente 2 unidades foram para pessoas físicas. O mesmo acontece com o Volvo XC60, cujas 271 unidades vendidas em setembro foram 100% feitas nas vendas diretas.

 

Do lado oposto, somente dois modelos no top 50 ficaram abaixo dos 20%. O Hyundai Creta, 36º colocado no ranking, vendeu 819 unidades, o que representa 18,43% do total. O outro carro foi o Toyota Corolla Cross, com 440 veículos, somente 14,69%. (Motor 1/Nicolas Tavares)