AutoIndústria
Após o resultado dos licenciamentos de setembro, a ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, revisou pela segunda vez suas projeções para o mercado interno de automóveis e comerciais leves eletrificados. Ricardo Bastos, presidente da entidade, calcula agora que perto de 80 mil unidades devem chegar às ruas até o fim deste ano.
O número é cerca de 15% maior do que o inicialmente previsto pela ABVE e que apontava para 70 mil unidades. “E já tínhamos revisto para 75 mil”, enfatizou o dirigente, que destaca que perto de um terço dos modelos eletrificados vendidos no País em 2023 serão de produção nacional.
A nova projeção da entidade foi divulgada nesta quinta-feira, 5, durante a abertura, em São Paulo, do Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes.
Conhecido também como Veículo Elétrico Latino-Americano, o evento reunirá até sábado, 7, fabricantes e importadores de veículos elétricos — de bicicletas e motos a automóveis, caminhões e ônibus —, além de fornecedores de componentes e de serviços ligados à eletromobilidade.
“ O salão é o principal palco dos avanços e produtos e serviços deste segmento”, afirma Ricardo Guggisberg, presidente do IBMS, Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável e organizador do evento, que engloba ainda o Congresso C-Move, que acontece nos dois primeiros dias com especialistas e profissionais do setor.
Os organizadores esperam receber cerca de 3 mil visitantes ao longos dos três dias da mostra, que reúne empresas como GWM, BYD, JAC, Borgwarner, Siemens, Brasil, Eletra, Moura e Weg, dentre outras.
A exposição, realizada no Expo Center Norte, na Zona Norte da capital, terá novo endereço. A edição de 2024 será realizada no São Paulo Expo, centro de feiras e exposições na Zona Sul e que nos últimos anos tem abrigado as principais mostras do setor automotivo, como Fenatran e Automec.
Dentre as principais novidades da VE Latino-Americano deste ano, destaque para a GWM, que apresentou seu sistema de célula de hidrogênio para veículos comerciais, já testado e apresentado em outros países e que está em estudo no Brasil.
Presente na mostra, James Yang, CEO da GWM para as Américas, confirmou que o cronograma para início de operação da fábrica de Iracemápolis, SP, segue como o previsto a produção deve começar em maio de 2024 e já em 2025 a planta brasileira se tornará base exportadora do SUV e da picape para mercados da América do Sul. (AutoIndústria/George Guimarães)