Frota & Cia
A Volvo Financial Services (VFS) anunciou um novo aporte de capital da ordem de R$ 250 milhões, que vem se somar aos R$ 600 milhões incorporados no ano passado, totalizando R$ 850 milhões. O anúncio acontece no momento em que VFS comemora 30 anos de Brasil. E a participação recorde de 40% nas vendas totais da Volvo no país.
Ao longo de três décadas, a VFS ampliou de forma significativa as suas operações, com o objetivo de oferecer um portfólio completo de serviços financeiros. A lista inclui a atuação nos segmentos de financiamentos (Banco Volvo), consórcio (Consórcio Volvo), seguros (Volvo Corretora) e locação de veículos comerciais (Locadora Volvo).
A operação brasileira é a segunda maior do mundo no universo da VFS, representando 15% do total. Os ativos no país acusaram um avanço de 120% em dois anos, ao saltaram de R$ 10 milhões em 2022 para R$ 22 bilhões. Carlos Ribeiro, presidente da VFS América do Sul, atribui o bom desempenho à valorização do preço dos veículos com tecnologia Euro 6, aliada ao aumento da participação da marca no mercado de caminhões.
Acima do mercado
Depois de vivenciar tempos difíceis na pandemia, quando se viu obrigado a renegociar as dívidas de quase 50% dos clientes, a empresa hoje festeja o baixo nível de inadimplência, da ordem de 1,46%. Além disso, o banco tem apresentado um crescimento sustentável de mais de 35% ao ano, bem acima da média do mercado.
O consórcio, por sua vez, que responde por 39% das receitas da VSF e soma R$ 6 bilhões em ativos gerenciados, superou a marca de 60 mil cotas vendidas e mais de 40 mil contemplações, ao longo de 30 anos. Já a divisão de seguros somou 9% do faturamento e a de locação de veículos, criada em novembro do ano passado 2022 dispõe de mais de 500 ativos locados.
“O excepcional resultado dessas últimas décadas e em especial desses últimos três anos, quando continuamente temos batido nossos recordes de financiamentos, alimenta nossa confiança e compromisso para o futuro” ressalta Carlos Ribeiro. “Isso é resultado da confiança do Grupo Volvo no mercado brasileiro e na capacidade de crescimento dos nossos clientes e dos nossos negócios”, completa. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)