Marcopolo amplia sua atuação na eletromobilidade brasileira

Truck & Bus Builder América do Sul

 

Líder no desenvolvimento de soluções para uma mobilidade sustentável, a Marcopolo fortalece a sua estratégia de atuação no segmento de eletrificação com o desenvolvimento, para a Volvo Buses América do Sul, de uma versão do seu modelo de carroceria Attivi para o chassi 100% elétrico BZL da marca. O fornecimento reforça a parceria da companhia com as montadoras com operações no Brasil e na América Latina para o desenvolvimento de carrocerias para os diferentes modelos de chassis elétricos disponíveis no mercado.

 

O primeiro ônibus Volvo BZL com carroceria Marcopolo Attivi em operação na América Latina está sendo testado na cidade de Curitiba nas linhas Inter 2 e Interbairros II, que interligam de forma circular dezenas de bairros de Curitiba (PR).

 

O desenvolvimento do modelo Attivi para o chassi Volvo BZL 100% elétrico começou em dezembro do ano passado com foco na otimização do espaço interno, redução de peso e mais conforto e segurança. A redução de peso na estrutura da carroceria, importante para compensar o peso dos packs de baterias, foi conseguida com a utilização de aços especiais que garantiram ainda uma maior rigidez do conjunto.

 

A Marcopolo também adotou vidros curvos colados na carroceria para ampliar o ganho na redução do peso total. Foram utilizados vidros com espessura 4mm inferior aos convencionais, que proporcionam, ao mesmo tempo, maior resistência e menos vibrações. Outro diferencial do modelo é o sistema de ar-condicionado, da marca Valeo, modelo Revo E Global S, homologado especialmente para o chassi Volvo

 

Características

 

  • Comprimento 12,58m
  • Largura 2,55m
  • Altura 3,64m
  • Estrutura da carroceria desenvolvida de forma otimizada para receber as baterias no teto, utilização de aços e soldas especiais
  • Teto e calhas de alumínio
  • Materiais nobres e especiais nos acabamentos internos
  • Duas portas pivotadas lado direito, dianteira e entre eixos
  • Rampa manual para acesso de cadeira de rodas na porta entre eixos
  • Dois espaços para cadeira de rodas
  • Catraca entre as caixas de roda dianteiras
  • Poltronas modelo City
  • Capacidade para 26 passageiros sentados, 2 PCDs e 53 passageiros em pé, 81 passageiros no total

(Truck & Bus Builder América do Sul)