Truck & Bus Builder América do Sul
Líder no desenvolvimento de soluções para uma mobilidade sustentável, a Marcopolo fortalece a sua estratégia de atuação no segmento de eletrificação com o desenvolvimento, para a Volvo Buses América do Sul, de uma versão do seu modelo de carroceria Attivi para o chassi 100% elétrico BZL da marca. O fornecimento reforça a parceria da companhia com as montadoras com operações no Brasil e na América Latina para o desenvolvimento de carrocerias para os diferentes modelos de chassis elétricos disponíveis no mercado.
O primeiro ônibus Volvo BZL com carroceria Marcopolo Attivi em operação na América Latina está sendo testado na cidade de Curitiba nas linhas Inter 2 e Interbairros II, que interligam de forma circular dezenas de bairros de Curitiba (PR).
O desenvolvimento do modelo Attivi para o chassi Volvo BZL 100% elétrico começou em dezembro do ano passado com foco na otimização do espaço interno, redução de peso e mais conforto e segurança. A redução de peso na estrutura da carroceria, importante para compensar o peso dos packs de baterias, foi conseguida com a utilização de aços especiais que garantiram ainda uma maior rigidez do conjunto.
A Marcopolo também adotou vidros curvos colados na carroceria para ampliar o ganho na redução do peso total. Foram utilizados vidros com espessura 4mm inferior aos convencionais, que proporcionam, ao mesmo tempo, maior resistência e menos vibrações. Outro diferencial do modelo é o sistema de ar-condicionado, da marca Valeo, modelo Revo E Global S, homologado especialmente para o chassi Volvo
Características
- Comprimento 12,58m
- Largura 2,55m
- Altura 3,64m
- Estrutura da carroceria desenvolvida de forma otimizada para receber as baterias no teto, utilização de aços e soldas especiais
- Teto e calhas de alumínio
- Materiais nobres e especiais nos acabamentos internos
- Duas portas pivotadas lado direito, dianteira e entre eixos
- Rampa manual para acesso de cadeira de rodas na porta entre eixos
- Dois espaços para cadeira de rodas
- Catraca entre as caixas de roda dianteiras
- Poltronas modelo City
- Capacidade para 26 passageiros sentados, 2 PCDs e 53 passageiros em pé, 81 passageiros no total
(Truck & Bus Builder América do Sul)