AutoIndústria
Balanço divulgado nesta última sexta-feira, 20, pela ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, traz um panorama amplo do mercado de eletrificados no País, assim como da infraestrutura que vem sendo criada para disseminar o uso desse modelos pelo território nacional.
Entre nacionais e importadas, são hoje 40 montadoras comercializando veículos leves eletrificados. A oferta contempla 254 modelos diferentes, incluindo híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos a bateria (BEV).
Com base em dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), a associação divulgou a lista dos automóveis e comerciais leves mais vendidos no País, divididos em híbridos e 100% elétricos (veja tabelas abaixo). O Toyota Corolla Cross lidera o primeiro ranking e o Volvo XC40 o segundo.
“Para um segmento novo, como o da eletromobilida.de, quanto maior o número de informações e detalhamento, mais transparente será a compreensão da dinâmica desse mercado”, destaca a ABVE no material divulgado hoje.
Venda de veículos leves e híbridos – janeiro/agosto 2023
Ranking – Grupo Modelo – Fabricante – Total Geral – Participação de mercado
1º – COROLLA CROSS – TOYOTA – 7.636 – 15,6%
2º – COROLLA – TOYOTA – 4.881 – 10,0%
3º – HAVAL H6 – GWM – 4.564 – 9,3%
4º – TIGGO 5X – CAOA CHERY 3.251 – 6,6%
5º – XC60 – VOLVO – 3.014 – 6,1%
6º – TIGGO 8 – CAOA CHERY – 2.855 – 5,8%
7º – SONG PLUS – BYD – 2.300 – 4,7%
8º – TIGGO 7 – CAOA CHERY – 1.689 – 3,4%
9º – CAYENNE – PORSCHE – 1.167 – 2,4%
10º – XC40 – VOLVO – 1.071 – 2,2%
Venda Bevs – janeiro/agosto/2023
Ranking – Grupo Modelo – Fabricante – Total – Participação de mercado
1º – XC40 – VOLVO – 1.071 – 18,2%
2º – YUAN PLUS – BYD 635 – 10,8%
3º – DOLPHIN BYD – 468 – 7,9%
4º – C40 – VOLVO – 380 – 6,4%
5º – D1 – BYD – 316 – 5,4%
6º – E-JS1 – JAC – 290 – 4,9%
7º – IX3 – BMW – 236 – 4,0%
8º – COOPER MINI – 227 – 3,9%
9º – IX – BMW – 222 – 3,8%
10º – TAYCAN – PORSCHE – 206 – 3,5%
Importante lembrar que modelos elétricos compactos e mais acessíveis – como os chineses BYD Dophin e o GWM Ora 03 – chegaram ao mercado em meados deste ano, o que deve alterar o ranking de produtos do gênero até dezembro.
Balanço e eletropostos
O mercado de veículos eletrificados leves no Brasil emplacou 49.052 unidades de janeiro a agosto, crescimento de 76% na comparação com o mesmo período de 2022 (27.812) e praticamente o total de todo o ano passado (49.245), conforme já havia antecipado a Anfavea no início do mês.
Em relação ao mesmo período de 2021, a expansão chega a 129%, (21.397), ou seja, as vendas de eletrificados mais que dobraram em dois anos. A participação de mercado desses modelos nas vendas totais de veículos leves atingiu 3,6% até agosto, ante os 2,29% dos primeiros oito meses de 2022.
Nesse contexto todo de eletrificação, destaque também para os investimentos em infraestrutura. Levantamento de empresas do grupo de infraestrutura da ABVE indica que o número de eletropostos chegou a 3,8 mil em agosto, antes os 2.955 de dezembro do ano passado – um crescimento de 28%.
A Volvo está entre as empresas que mais investem em ampliação de eletropostos, contando, inclusive, com um hotsite (www.eletropostosvolvocars.com.br) para estimular a instalação de pontos de recarga rápida em diferentes estabelecimentos.
A partir do balanço deste ano, com 56.331 veículos eletrificados plug-in (BEV e PHEV) emplacados no Brasil, estima-se uma relação de cerca de 15 veículos do gênero para cada eletroposto público ou semipúblico no Brasil. “Não distante das recomendações internacionais, em torno de 10 por 1”, lembra a ABVE.
Com relação as marcas que atuam no mercado de eletrificados, a Toyota é líder no Brasil com seus modelos híbridos não plug-in. Os principais concorrentes são as montadoras chinesas GWM, BYD e CAOA Chery, “que nos últimos meses ganharam mercado e contribuíram para alavancar a eletromobilidade no País”, enfatiza a associação. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)