Coisas de Agora
Após o BMW i5 totalmente elétrico e as variantes com motor a combustão com tecnologia híbrida leve de 48 volts, a linha de modelos será ampliada a partir de novembro de 2023 para incluir os modelos BMW 530e Sedã e BMW 550e xDrive Sedã.
O novo BMW Série 5 Sedã agora oferece toda a gama de tecnologia de condução eletrificada. Apenas algumas semanas após o lançamento no mercado do BMW i5 totalmente elétrico e das variantes com motor a combustão equipadas exclusivamente com a tecnologia mild hybrid de 48 volts, dois modelos híbridos plug-in já serão lançados em novembro de 2023. O BMW 530e Sedã e o BMW 550e xDrive podem ser encomendados a partir de agora e estão disponíveis na Alemanha.
Na oitava geração do sedã executivo de maior sucesso do mundo, os modelos híbridos plug-in são caracterizados por uma entrega de potência extremamente espontânea, eficiência claramente aumentada e autonomia elétrica significativamente maior. Ambos os modelos apresentam a mais recente tecnologia BMW eDrive para sistemas híbridos plug-in, que é combinada no BMW 530e Sedã com um motor a gasolina de seis cilindros em linha da mais recente geração modular Efficient Dynamics do BMW Group.
O motor elétrico, desenvolvido especialmente para o acionamento híbrido, também está integrado à transmissão Steptronic Sport de 8 velocidades, juntamente com sua eletrônica de potência. A unidade de acionamento altamente integrada é particularmente eficiente e contribui com até 145 kW/197 cv (BMW 550e Sedã) ou 135 kW/184 cv (BMW 530e Sedã) para a potência máxima do sistema dos dois sedãs híbridos plug-in.
Em combinação com a última geração da tecnologia BMW eDrive para modelos híbridos plug-in, o motor a gasolina de seis cilindros em linha de 3,0 litros do novo BMW 550e xDrive Sedã gera uma potência do sistema de até 360 kW/489 cv e um torque máximo do sistema de 700 Nm (516 lb-ft).
O sistema híbrido plug-in coloca sua potência na estrada por meio da tração integral inteligente BMW xDrive. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. A velocidade máxima do BMW 550e xDrive Sedã é limitada eletronicamente a 250 km/h. É possível atingir uma velocidade máxima de 140 km/h no modo de operação puramente elétrico.
O novo BMW 530e Sedã possui um motor a gasolina de quatro cilindros em linha de 2,0 litros com tecnologia BMW TwinPower Turbo e, junto com a unidade e-drive altamente integrada, gera uma potência máxima do sistema de 220 kW/299 cv. Com um torque máximo do sistema de 450 Nm (332 lb-ft), o novo BMW 530e Sedã acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. A velocidade máxima é de 230 km/h e de até 140 km/h no modo totalmente elétrico.
Uma inovação patenteada da BMW é usada nos novos modelos híbridos plug-in para aumentar o desenvolvimento da potência do motor elétrico: O torque nominal de até 280 Nm é aumentado para um torque de até 450 Nm por uma pré-transmissão, que é efetivamente aplicada à entrada da transmissão do lado do motor. Dessa forma, o motor elétrico compacto gera um torque de acionamento adicional que, de outra forma, só seria possível com um motor elétrico maior. O torque adicional é claramente perceptível tanto na aceleração quanto durante os sprints intermediários.
A autonomia elétrica agora é de 83 a 90 quilômetros, de acordo com o WLTP, para o novo BMW 550e xDrive Sedã e de 93 a 103 quilômetros, de acordo com o WLTP, para o novo BMW 530e Sedã. Portanto, deslocamentos mais longos também são possíveis sem produzir nenhuma emissão local.
Ambos os modelos híbridos plug-in também devem sua excelente autonomia elétrica às suas propriedades aerodinâmicas. Como em todas as outras variantes do novo BMW Série 5 Sedã, painéis especiais e elementos de deflexão de ar contribuem para uma estrutura inferior da carroceria otimizada que minimiza a resistência do ar. Também foi dada atenção especial à otimização aerodinâmica da parte inferior da carroceria, a fim de reduzir ainda mais as emissões de CO2 e aumentar a autonomia elétrica em até dez quilômetros.
Ao dirigir, a versão mais recente da recuperação adaptativa ajuda a retomar a energia elétrica durante as fases de ultrapassagem e frenagem. Graças à rede inteligente, o sistema de controle de direção pode usar dados de navegação e informações dos sensores dos sistemas de assistência ao motorista para ajustar a quantidade de energia recuperada de acordo com a respectiva situação de trânsito.
A disposição da bateria de alta tensão de íons de lítio na parte inferior da carroceria do veículo, que economiza espaço, tem um efeito positivo no centro de gravidade do veículo e no compartimento de bagagem. Com um total de 520 litros, o volume de armazenamento dos modelos híbridos plug-in é tão grande quanto o das variantes com motor de combustão pura. A bateria de alta tensão fornece um conteúdo de energia utilizável maior, de até 19,4 kWh. A potência máxima de carregamento foi duplicada em comparação com os modelos anteriores e agora é de 7,4 kW, de modo que a bateria de alta tensão possa ser carregada de 0 a 100% de sua capacidade em 3 horas e 15 minutos. Em uma tomada doméstica convencional, o processo de carregamento é concluído em 11 horas e 45 minutos.
Tanto o novo BMW 530e Sedã quanto o novo BMW 550e xDrive Sedã apresentam uma gama ampliada de equipamentos de série em comparação com os modelos com tecnologia híbrida leve de 48 volts. Além das rodas de liga leve de 19 polegadas, também inclui o BMW IconicSounds Electric. No modo de operação puramente elétrico, esse sistema proporciona uma paisagem sonora muito especial: cada movimento do pedal do acelerador é acompanhado por um autêntico feedback acústico. Os sons transparentes e esféricos foram desenvolvidos em uma cooperação entre o BMW Group e o renomado compositor de música cinematográfica Hans Zimmer.
O BMW 550e xDrive Sedã também vem de série com o Adaptive Chassis Professional, que inclui amortecedores controlados eletronicamente e uma suspensão rebaixada, além da Direção Ativa Integral. Isso torna as manobras mais confortáveis, aumenta a agilidade em velocidades médias e transmite confiança ao mudar de faixa e fazer curvas em velocidades mais altas.
A BMW Interaction Bar combina funcionalidade moderna e design fascinante como parte do equipamento de iluminação ambiente. A impressionante unidade funcional retroiluminada com estrutura de superfície cristalina se estende por toda a largura do painel de instrumentos até os painéis das portas e inclui painéis de controle sensíveis ao toque para controlar a ventilação e o ar-condicionado e para ativar as luzes de emergência. (Coisas de Agora)